Notícias

postada em 23/03/2016

Rigotto debate política atual com alunos da Ulbra Torres

A terceira edição do projeto Circuito Pensando o Futuro, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RS), levou a Torres o debate sobre o  “Atual Cenário Político e Econômico do Brasil”  com  a  participação do ex-governador Germano Rigotto. A atividade, realizada nesta terça-feira,22,  reuniu estudantes dos 13 cursos de graduação da Ulbra Torres,  a partir das 19h30, no auditório central da instituição.

O presidente da FUG-RS João Alberto Machado ressaltou que “o Tema é espinhoso, mas a academia é o lugar certo para a discussão sem maniqueísmos.” Ele lembrou ainda que o processo de desenvolvimento se constrói considerando práticas que façam o Brasil andar para frente.

A mesa de abertura do evento também foi composta por Fábio Kucera, presidente da União Estadual dos Estudantes, que destacou o desafio de se pensar algo novo para o Estado e para o Brasil. “Nossa proposta é uma reflexão e a academia é o lugar de se construir o futuro.” Já  Débora Thomas , diretora da Ulbra Torres,  assinalou a parceira da instituição, que soma mais de 3 mil alunos,  em abrir espaço para que se possa desenvolver o processo de reflexão. "Uma universidade é espaço para a construção de pensamentos", observou. Também participou Caio Santos, da Associação Universitária do Litoral Norte.

O ex-governador Germano Rigotto refez o caminho da formação histórica brasileira para lembrar que a atual situação política e econômica do país é resultado de processos ocorridos ao longo dos anos. Mencionou que o sistema financeiro brasileiro está capitalizado e regulado e a democracia, estável. Por isso, segundo ele, a solução para a atual crise do Brasil exige reformas estruturais como a política e a tributária, assim como a revisão do pacto federativo. “União, estados e municípios precisam definir melhor suas atribuições na gestão dos recursos públicos”, acrescentou.  Rigotto apontou ainda o processo de desindustrialização como um processo que acelera a crise financeira do país.  “O Brasil precisa retomar a industrialização”, citou.

Na sequência, a plateia formulou perguntas ao ex-governador e algumas questões geraram um criterioso debate sobre o tema. Ao finalizar, Rigotto destacou a importância do desenvolvimento de metas – o que chamou de bandeiras - por parte das organizações de Jovens e estudantes, caso da UEE, parceira do evento.