A Fundação

A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

A Fundação Ulysses estrutura-se da seguinte forma: uma sede nacional, em Brasília, onde são planejadas as grandes ações e onde são coordenadas as atividades administrativas, e uma representação em cada estado da federação. Todas as representações – Filiais - agem de forma independente, mas seguem as diretrizes definidas pelo grande grupo. As ações são articuladas por meio da presidência nacional e das presidências estaduais.

No Rio Grande do Sul, é representada por seu presidente João Alberto Machado, e sua sede é localizada na Rua Conde de Porto Algre, nº 04, bairro São Geraldo, Porto Alegre.

Programa de Formação Política

Para ir ao encontro de seu principal objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães concebeu e implantou o Programa de Formação Política. Trata-se de um programa que leva à grande maioria dos municípios brasileiros – a meta é alcançar todos – cursos de formação para a cidadania que discutem diferentes temáticas. Os materiais são elaborados por parcerias acadêmicas especializadas e os cursos são ministrados por mediadores cujos valores e princípios coincidem com esta causa a ponto de a ela se vincularem.

A Fundação tem primado pela Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios no estado do Rio Grande do Sul.

Nossa Missão, Objetivos e Ações

Missão

Promover, por meio da atividade política, a transformação social, intermediando a busca da felicidade almejada pelo cidadão.

Objetivos

Despertar na sociedade a crença na política. Oportunizar a cada cidadão atuar como agente político, com ou sem mandato. Elevar o nível político de cada comunidade do território nacional. Formar e capacitar os cidadãos. Ativar o surgimento de novos líderes.

Principais ações

-Concepção, implantação e aperfeiçoamento do Programa de Formação Política do cidadão.

-Estabelecimento de parcerias com instituições de educação renomadas.

-Elaboração de conteúdos sobre política, economia e cidadania.

-Publicação de estudos voltados ao campo das ciências políticas, econômicas e sociais.

-Formação específica para mulheres.

-Formação específica para a juventude.

-Formação específica para gestores públicos municipais.

-Formação específica para a cidadania.

-Manuais de orientação específicos para transição partidária e para mediadores dos cursos de Formação Política e para oradores.

-Oferta de cursos gratuitos.

-Produção e distribuição de materiais de formação política.

-Aperfeiçoamento dos processos de organização partidária.

-Capacitação de gestores públicos e dos quadros partidários.

-Realização de seminários.

-Realização de pesquisas de opinião pública.

-Desenvolvimento e implementação de diferentes canais de discussão das indagações político-sociais.

-Aproximação dos diferentes grupos sociais.

-Democratização do conhecimento.

 

Palavra do Presidente

Começo esse novo desafio como presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul com a certeza de que temos muito para realizar pela frente.

Com objetivos claros, queremos trabalhar na formação política dos cidadãos gaúchos e também de nossos futuros candidatos às eleições de 2020. Para isso, estamos realizando diversas parcerias com os movimentos do MDB. 

Sinto orgulho em ver o quanto nossos cursos são qualificados e em quanto eles poderão ajudar desde os jovens que estão em busca do primeiro e emprego, quanto os companheiros que já estão com mandato nos municípios e que queiram se reciclar.

Com o teu apoio e o teu interesse faremos uma FUG e um MDB maior e mais forte.

Conte conosco!

Forte abraço,

João Alberto Machado