Notícias

postada em 09/03/2016

Juventude e a nova política em discussão com Pedro Simon na Universidade de Caxias

 

                                             “Hoje, o Brasil tem uma democracia real e estamos vivendo o momento                                                 mais importante da nossa história.”

Com essa declaração, o ex-senador Pedro Simon abriu sua participação, na noite desta terça-feira, 8, no projeto Circuito Pensando o Futuro. Promovido pela Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUg-RS) em parceria com a União Estadual de Estudantes (UEE), o evento trouxe à Universidade de Caxias do Sul (UCS) o tema "Os desafios da juventude na nova política".  Simon falou a jovens, professores e dirigentes estudantis no auditório bloco H.

Simon enfatizou que o momento é de profunda movimentação. De acordo com o senador, o Brasil vai deixar de ser o país da impunidade. “Eu acredito nisso. Vai haver um movimento, como este que está acontecendo aqui e outras universidades, em todo o país porque o povo vai querer saber para aonde estamos indo”, afirmou.

A mesa de abertura da atividade ficou composta assim:

O coordenador regional e políticas para Juventude da FUG, Charlis Santos, assinalou que a iniciativa irá percorrer mais de 20 universidades do Estado proporcionando um espaço de debate sobre uma nova proposta para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.

Ana Lúcia Velho, diretora da UEEE, disse da necessidade de se  discutir com a juventude a formatação de novas práticas políticas. “Simon é símbolo da luta pela democracia e pela ética.” Neste Dia Internacional da Mulher lembrou que a participação feminina nas instâncias políticas também é uma demanda importante.

O presidente da UEE, Fabio Kucera, mencionou que o  23º Congresso da UEE recebeu o nome Pedro Simon pela representação histórica do político gaúcho. Lembrou ainda o papel fundamental da academia na discussão de temas sociais e políticos. Já o diretor da UEE na Serra Michel Pilanetto lembrou que debater política na juventude é essencial e necessário. E Robson Guimarães, presidente do Diretório Acadêmico do curso de Sociologia UCS, agradeceu a participação dos estudantes.

Ao final, o encontro foi aberto à participação da plateia que não se intimidou e questionou o ex-senador estimulando um profundo debate de ideias.

Próximas edições:

15/03 – Centro Universitário Metodista com a participação do Especialista em Redes Sociais, Marcio Carvalho

22/03 – Ulbra (Campus Torres) com participação do ex-governador do RS, Germano Rigotto

24/03 – Faculdade de Direito de Santa Maria

29/03 – Unisc (Campus Capão da Canoa)

31/03 – Unisc (Campus Santa Cruz do Sul) com a participação do vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães e ex-ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha