Notícias

postada em 24/02/2016

FUG/RS realiza 2º Treinamento de Mediadores em Porto Alegre

Um dos princípios da Fundação Ulysses Guimarães é espalhar o conhecimento para formar cidadãos comprometidos com a cidadania e com uma política justa. Por isso, a FUG/RS segue capacitando mediadores que auxiliam na formação política adequada para os gaúchos. Durante os dias 23 e 24 de fevereiro, foi realizado o treinamento de mediadores com foco no curso Eleições Municipais: Saber para Vencer. As atividades foram realizadas em Porto Alegre, na sede estadual do PMDB/RS.

Segundo o diretor da FUG/RS, Clóvis André, o curso é fundamental para quem deseja seguir ou iniciar um pleito eleitoral. “Tivemos muitas alterações na forma de se fazer campanha e por isso a chance de errar é muito grande. Então, o novo curso da FUG torna-se um dos pré-requisitos básicos para quem deseja fazer a política da forma correta”, explica. “Todos são protagonistas no cenário político. O que diferencia as pessoas é o seu comprometimento e participação”, finaliza.

Segundo o coordenador regional da Fundação Ulysses Guimarães/RS, Aluísio Teixeira, o curso serve para qualificar os pré-candidatos e seus principais cabos eleitorais. “Quem está ligado ao candidato, também precisa de conhecimento para desempenhar bem seu papel”, afirma.  Os mediadores formados nas novas turmas podem adequar o formato do curso de acordo com seu município. “Cada cidade tem uma realidade, por isso a adequação é feita de acordo com as necessidades apontadas pelo mediador. Por isso, ele tem total liberdade para organizar os horários e formatos”, ressalta.

Para o coordenador estadual de Formação Política, Marco Rosa, as eleições de 2016 terão um diferencial. “Nessa eleição, o que vai prevalecer é o verbo e não a verba. Por isso, cada módulo presente no curso é fundamental para o bom exercício da campanha eleitoral”, explica.

 

“A Política também é fiscalizar”

Segundo o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, falou meio-dia, é importante que o partido (PMDB) tenha vida orgânica fora do governo. “A política não é só fazer, é fiscalizar também. A FUG trabalha para ensinar os pré-candidatos a terem um posicionamento claro diante das questões políticas”, conta.

Durante a qualificação, o contador Fernando Otto sanou dúvidas dos mediadores. “A prestação de contas agora é diária. Eu trabalho há muitos anos com isso e posso afirmar com certeza de que se não derem a devida atenção às alterações, alguns problemas surgirão”, finaliza.

 

Próximo encontro

Está marcado, para os dias 02 e 03 de março a próxima qualificação de mediadores. O encontro ocorrerá na sede do PMDB/RS, localizado na Rua dos Andradas, 1234, 9º andar, no Centro de Porto Alegre. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail imprensafugrs@gmail.com e pelo telefone (51) 3030-9090.