Notícias

postada em 22/01/2016

Fundação Ulysses Guimarães realiza Maratona gaúcha de Formação Política

Foram três dias de formação e aprendizado em três municípios gaúchos. Entre os dias 19 e 21 de janeiro, o palestrante da Fundação Ulysses Guimarães e professor de História, Márcio Carvalho, percorreu as cidades de Tramandaí, Alvorada e Canoas para painéis de discussão sobre Mídias Sociais e as eleições municipais de 2016.

Segundo o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, o trabalho da instituição tem como objetivo levar uma boa causa e construir um programa de governo que inclua os cidadãos. “Através da formação, queremos que os candidatos tenham a verdadeira alma do povo gaúcho”, explica.

Já para o vereador Schumacher, de Alvorada, os cursos promovidos pela Fundação oportunizam momentos de debate e enfrentamento. “É uma verdadeira revolução na forma de se fazer política”, ressalta.

 

Redes sociais x Eleições

 

As palestras realizadas pelo professor trouxeram análises de contextos sobre como a rede se comporta, além do estudo da influência das redes sociais no dia a dia dos brasileiros.

Um dos tópicos mais ressaltados por ele foi a linguagem utilizada nas redes sociais. “Cada rede fala de um jeito. O político tradicional não se renova e acha essa informação irrelevante, mas para quem deseja ir além na política é preciso aprender a segmentar o conteúdo”, explica.

Segundo Márcio, atualmente as redes sociais são sinônimo de confiança, valores e solidariedade. “A comunicação digital trabalha com três eixos: informação, serviço e interatividade. Ou seja, inverte a lógica da política tradicional. Afinal, no mundo online as lideranças são as pessoas relevantes para os próprios internautas”, afirma.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, as mídias sociais são a principal fonte de informação para tomada de decisão de voto para eleitores entre 16 e 34 anos, com 56%. "O principal desafio dos candidatos para o ano de 2016 é fixar seu nome e sua imagem. E isso só acontece quando há interação, toque, humanização", finaliza. 

 

O próximo encontro

 

O retorno do professor ao Rio Grande do Sul já tem data marcada: nos dias 26 e 27 de fevereiro, serão realizados diversos painéis com oficinas sobre redes sociais no município de Bento Gonçalves.

Fique atento às redes sociais da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul e acompanhe o início das inscrições, que são gratuitas!