Notícias

postada em 07/12/2019

TRAMANDAÍ RECEBEU MAIS UMA EDIÇÃO DO ACAMPAMENTO DE VERÃO

Reunida em Tramandaí no último final de semana no seu 16º Acampamento de Verão, a Juventude do MDB do Rio Grande do Sul defendeu reflexão quanto ao papel do partido na sustentação política do Governo Eduardo Leite. A atividade aconteceu em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães RS e o MDB/RS.

Os jovens fizeram um retrospecto do legado do Governo Sartori - destacando iniciativas consideradas transformadoras do ponto de vista administrativo - como o enfrentamento aos privilégios, a reforma da máquina pública, a transparência e o equilíbrio fiscal -, e sugerem a reavaliação do posicionamento do MDB gaúcho.

Assumindo uma postura crítica ao apoio ao Governo Leite, os jovens afirmaram que Sartori perdeu as eleições por dizer a verdade, mas que apesar de enfrentar uma grave crise financeira, ainda assim conquistou 46,38% dos votos válidos no segundo turno. "O atual governador se elegeu dizendo que pagaria os salários em dia no primeiro ano de gestão. A gente sabia que isso não seria possível e não vendemos falsas ilusões. A atual situação demonstra mais uma vez que o Gringo estava certo", sustentou o presidente da JMDB-RS, Norton Soares. Para ele, é preciso analisar "até que ponto vale a pena participar da base do governo".

Presente ao evento, o presidente do MDB gaúcho deputado Alceu Moreira destacou a importância da liberdade de pensamento e de expressão do núcleo. “A construção da democracia no MDB se dá pelo princípio da responsabilidade e da independência. A juventude tem história e maturidade para fazer a manifestação do seu jeito”, observou o presidente.

Alceu Moreira, entretanto, alertou que é preciso ter coerência e responsabilidade com o futuro. Disse que a crítica deve ser construtiva. “Temos todo o direito de fazer a crítica ao governo, o que não podemos é aproveitar a janela do oportunismo e ter um discurso contrário daquilo que faríamos se estivéssemos governando”, ponderou o líder do MDB gaúcho. E arrematou: “O Rio Grande e o Governo precisam de toda a energia positiva.

O ex-governador Germano Rigotto, que recentemente retomou às atividades partidárias depois de um ano dedicado a vida profissional, também marcou presença em Tramandaí. Rigotto destacou que o futuro do MDB passa pela reconstrução de sua imagem e elogiou a atuação de Alceu no comando da seção gaúcha. “Percebendo um novo momento, eu não tenho dúvidas de que a tua capacidade de articulação é fundamental para a gente vislumbrar que o MDB recupere a sua história e que garanta as transformações que os nossos municípios, que o nosso Estado e nosso país tanto precisam”, declarou o ex-governador se referindo a Alceu.

Sobre o Governo Leite, assim como Alceu, Rigotto defendeu posição de responsabilidade com o Estado. Afirmou que o partido deve apoiar aquilo que for coerente com a sua história e - através da bancada na Assembleia Legislativa -, alterar e aperfeiçoar o que considerar necessário nos projetos apresentados pelo Piratini. "A postura de afastamento ou simples rejeição é irresponsável", disse o ex-governador.

As atividades do 16º Acampamento, que também contaram com programações esportivas e de recreação, registraram participação de aproximadamente 200 militantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Candidaturas jovens

A JMDB-RS inicia nesta semana o mapeamento das candidaturas jovens em todo o estado. Através de pesquisa digital, se pretende obter informações precisas de quem são e onde estão os potenciais candidatos do setor.

Identificado esse cenário, através da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), será oferecido cursos de qualificação para pré-candidatos jovens. Inicialmente serão selecionados 50 pré-candidatos para a primeira turma, que terão como conteúdo formação política, planejamento de campanha, comunicação e marketing.

Em 2012 a JMDB elegeu um terço dos seus candidatos a vereador. Lançou 700 nomes e conquistou 196 cadeiras nas câmaras municipais de todo o RS. Atualmente o núcleo ainda conta com a representação de sete prefeitos e sete vice-prefeitos.

Juventude em Movimento

O 16º Acampamento também marcou o encerramento do concurso “Juventude em Movimento”, lançado na 15ª edição do evento. Lucas Butier, de Porto Alegre, foi o vencedor na categoria “Mobilizador Regional”. Já o prêmio principal na esfera de “Equipe Municipal” ficou para a cidade de Serafina Corrêa. Os prêmios são duas viagens com temática política, uma delas para Brasília, e outra para a China, com objetivo de oferecer ao vencedor uma experiência internacional em um país com regime de governo diferente do adotado no Brasil.

O concurso teve como objetivo mobilizar militantes, identificar novos líderes, renovar os quadros partidários e incentivar a participação do MDB na esfera estudantil.

Presenças

O 16º Acampamento que teve como anfitrião o presidente da JMDB-RS, Norton Soares, contou com a presença do presidente do MDB-RS, deputado Alceu Moreira, do ex-governador Germano Rigotto, dos deputado Edson Brum e Gabriel Souza, da presidente do MDB Mulher-RS, Patrícia Alba, entre outros líderes.