Notícias

postada em 03/08/2019

FUGRS LANÇA PROJETO POLITIZAR NO ENCONTRO DE GRAMADO

O sábado gelado de Gramado não espantou o público, foram cerca de 400 participantes! No dia 03 de agosto a Câmara de Vereadores de Gramado recebeu o XII Encontro de Inverno da Juventude do MDB/RS, evento que contou com a parceria da Fundação Ulysses Guimarães filial do Rio Grande do Sul.

Iniciando as atividades com a tribuna livre, alguns participantes puderam explanar sobre a realidade de seus municípios e os anseios sobre o futuro do MDB.

Na abertura oficial, foram ao palco o presidente da Fundação João Alberto, o presidente da JMDB RS Norton Soares, da Juventude Nacional Assis Filho e da Juventude de Gramado Ítalo Roloff, que deram boas-vindas a todos participantes.

A câmara lotada, pode participar em primeira mão do lançamento do projeto “politizar” da Fundação Ulysses Guimarães do RS. O presidente João Alberto Machado, juntamente com o coordenador do projeto Charlis Santos e com os professores Gabriela Schardosim e Alexandre Borck deu início a sua apresentação.

João iniciou sua explanação explicando os objetivos do projeto, a estruturação e o conteúdo programático. Através da formação política, o Politizar busca a unificação do discurso e do posicionamento político, bem como, a valorização do MDB quanto a sua história e atuação política.

Em sua fala, afirma. “Nestes encontros discutimos democracia, a mudança são vocês que estão aqui! Nós, como braço intelectual do MDB queremos formar influenciadores com conteúdo!”, conta.

Charlis Santos como gerente do projeto ressaltou. “Nós temos que sair do caminho raso, o politizar é mais do que um curso, é uma escola de formação da Fundação para o MDB.”.

Dividido em dois módulos, básico e avançado, o curso básico contará com 60 horas aula, dividida em quatro módulos. O conteúdo é baseado no Básico de Formação Política Fundação Ulysses Guimarães. Através de aulas expositivas, com momentos pedagógicos e atividades extraclasse, as aulas contarão com a mentoria de professores Titulados, Mestres e Doutores com experiência na área.

Já o curso avançado será focado na formação política, sobre a resolução de problemas enfrentados por nossos legisladores e gestores públicos e sobre mobilização e engajamento da população. Isso, a fim de aperfeiçoar tecnicamente as novas lideranças políticas do MDB. O segundo módulo conta com uma estrutura mais ampla e diferenciada da sua versão básica: como exigência de ter realizado curso básico; todos módulos presenciais exclusivamente em Porto Alegre; o público será limitado às 100 filiados ou simpatizantes do MDB-RS no biênio de 2019-2020; a seleção dos participantes por meio de edital de chamamento público, levando em consideração uma série de critérios de seleção dos candidatos.

O projeto tem como meta formar 500 militantes filiados ao MDB, ao longo do biênio de 2019 e 2020.

Após a apresentação, três painéis fizeram parte da programação oficial do evento. Saiba mais sobre cada um:

Política sem mandato – voluntariado e formação de liderança na comunidade

Com mediação de Fernanda Gross, o primeiro painel foi abrilhantado pelos Bombeiros voluntários de Butiá.

Sem salário, o grupo foi até a TV Globo para participar do quadro The Wall, do Caldeirão do Huck, em busca de recursos para reformar um caminhão e atender melhor a comunidade. Conseguiram R$ 232 mil e todo o valor foi investido na estrutura de atendimento à população.

Presidente da corporação desde 2016, Joel Maraschin afirma o que inspira o trabalho da equipe, que atualmente, conta com 12 membros. “Não havia nenhuma corporação na região. Víamos como as pessoas da região sofriam com isto. Nós nos reunimos e seguimos os cases de sucessos de outros CBV para poder atender a comunidade local!”.

Através de projetos sociais e conscientização da comunidade da importância dos bombeiros voluntários, o projeto é exemplo. “O voluntariado é um grande case de sucesso para os municípios que não tem corporação. É um passo importante que precisa do apoio da comunidade.”, finaliza.

 

Empreendedorismo e humanismo – O que o Brasil espera dos novos políticos

O segundo painel, contou com a mediação do parceiro e empreendedor Vinicius Mendes Lima. O painelista Roberto Argenta já foi prefeito, vereador e deputado federal, mas encontrou o verdadeiro sentido para a sua jornada na atividade empresarial e na formação de novos líderes.

Em sua fala, ressalta que em sua caminhada seu lema sempre foi a geração de emprego. “O emprego gera dignidade, auto estima nas pessoas. Se elas não sabem trabalhar, eu vou ensinar!”, conta,

 

Desafios do cenário político e social

O último painel foi mediado pelo presidente da JMDB/RS Norton Soares, que recepcionou o ex-governador do estado José Ivo Sartori.

Tratando sobre os desafios do cenário político e social, o destaque em sua fala foi para as mudanças. “Sou a favor de que as mudanças continuem, esta é uma caminhada que pertence a todos nós!”.

Finalizou com uma frase de motivação. Em frente, se não der, em frente!