Notícias

postada em 13/06/2019

ERECHIM RECEBE EDIÇÃO DO FÓRUM DE DEBATES PELO DESENVOLVIMENTO

Ao longo da última quinta-feira (13), a URI (Universidade Regional Integrada) de Erechim, recebeu uma edição do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento 2019. A iniciativa da filial gaúcha da Fundação Ulysses Guimarães em parceria com a Associação dos Vereadores do MDB RS, contou com a parceria do gabinete do vereador local, Rafael Ayub.

Trazendo para debate temas pertinentes ao desenvolvimento municipal, a atividade foi dividida em dois painéis sobre os principais setores econômicos do município – Empreendedorismo o coração do desenvolvimento e Indústria e inovação.

Representando a FUG/RS, o diretor da instituição e presidente do MDB AFRO RS, Clóvis André saudou os participantes e ressaltou a importância da iniciativa. Aproveitou a oportunidade para colocar os cursos da Fundação à disposição, dando ênfase a gratuidade e qualidade do material disponibilizado.

Já o presidente da Associação dos Vereadores do MDB RS e parceiro da Fundação, Guto Scherer falou sobre a parceria na realização dos eventos. “A Associação e a Fundação lançaram este projeto buscando fomentar o debate e o desenvolvimento dos municípios. Precisamos falar sobre os assuntos pertinentes de cada região! ”, conta.

Empreendedorismo o coração do desenvolvimento:

O palestrante e mediador do primeiro painel, Mauricio Schneider é um “cidadão do mundo” como gosta de se apresentar. Schneider já trabalhou em mais de 60 países em busca de aprendizados pessoais e profissionais, fazendo contato com diferentes modelos de negócios e culturas de consumo.

Em sua apresentação, compartilhou as vivências da sua trajetória, apresentou alguns cases de sucesso e comentou sobre a importância das startups.

Finaliza ressaltando. “É preciso que se ensine a pensar... Nas universidades esse precisa ser o tópico. Os conteúdos convencionais são importantes, mas os profissionais precisam aprender e se adequar a evolução do mercado! ”.

Os três painelistas desta temática, foram o Deputado Estadual Tiago Simon, o psicólogo e gestor Douglas Pereira e o empreendedor Lucas Jaskulski. Abrindo o debate, cada painelista fez uma breve apresentação e relatou sua vivência relacionada ao empreendedorismo.

Indústria e Inovação:

Mauricio Schneider seguiu no comando do segundo painel. Tratando sobre indústria e inovação, iniciou afirmando. “Os nossos desafios de hoje, irão definir o amanhã!”.  

Em sua fala, apontou exemplos de inovação nacional e internacional. Pequenas ações que causam efeitos impactantes, como afirma. “A máquina não tem inteligência emocional. Precisamos trabalhar através das maquinas, para assim, gerar mais riqueza!”.

Os painelistas do segundo painel foram o desenvolvedor web Artur Magalhães Júnior, o consultor de TI Marcos Lucas e o Design Gráfico e Programador Bruno da Veiga Thurner.

A atividade aconteceu no auditório do prédio 8 da URI Erechim, reunindo mais de 80 pessoas.