Notícias

postada em 04/05/2019

FUGRS É PARCEIRA NA 20ª E ÚLTIMA EDIÇÃO DA SÉRIE DIÁLOGOS DO MDB MULHER

Ao longo do último sábado (04), aconteceu em Igrejinha, a 20ª e última edição da série Diálogos organizado pelo MDB Mulher RS em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. O encontro foi marcado como o encerramento do mandato de Regina Perondi no comando do núcleo (a convenção acontece final de maio).

Idealizado em 2012, a série Diálogos foi criada como ferramenta de inclusão da figura feminina na política. A grande pauta da última edição do evento que passou por todo o estado, foi a efetividade da mulher na política.

Ao saudar os participantes, a presidente Regina Perondi enalteceu a presença de autoridades e das participantes, agradeceu também, a parceria da Fundação Ulysses Guimarães que perdurou ao longo de todas as edições da série Diálogos.

No ato de abertura, destaque para a Presidente nacional do MDB Mulher e Presidente da FUG/AP, Fátima Pelaes. Em sua fala, ressaltou a importância da mulher na política e sobre o impacto positivo que as ações políticas podem ter. “Através da política podemos transformar a vida e a realidade das pessoas! ”, finaliza.

Além da presidente estadual, Regina Perondi e da presidente nacional, Fátima Pelaes, compuseram a mesa o presidente da Associação dos Vereadores do MDB/RS, Guto Scherer, que por sua vez representou o presidente do partido, Dep. Federal Alceu Moreira, a primeira suplente de deputado estadual, Patrícia Bazzoti Alba, a presidente do MDB Mulher de Estância Velha e da Coordenadoria do Vale dos Sinos, Flávia Rodrigues que representou a prefeita Ivete Grade, a presidente do MDB Mulher de Igrejinha, Ana Maria Linden e a vereadora por 5 mandatos em Igrejinha, Marisa da Rosa Azevedo.

 

“Quais são os seus sonhos? ”

Administrador, especialista em marketing estratégico, docente, escritor e criador da Agência Social Besouro, Vinicius Mendes Lima foi o primeiro painelista e discorreu sobre “Quais são os seus sonhos! ”.

Iniciando sua fala, o palestrante Vinicius discorreu sobre sua história de vida e experiências como empreendedor social, com a constante busca de fomentar conteúdo, e através do empreendedorismo ajudar as pessoas. “Empreender é uma ferramenta que pode ser utilizada em prol da diminuição da diferença de renda no nosso país. “, conta.

Ao ser indagado sobre “o que podemos aprender com os jovens? ”, rebateu. “A juventude tem que entregar ideias e vocês precisam operacionalizar o processo. Com muita experiência, já conhecem o caminho, mas falta diálogo, é necessário que seja frequente e mais objetivo! ”, ressalta.

Finaliza, agradecendo ao MDB e a FUG pelas oportunidades. “Eu não seria o que sou sem o MDB e a Fundação Ulysses Guimarães. Agradeço a todos que acreditaram em mim! Precisamos ser fiéis e leais a quem está do nosso lado. ”.

 

“Como incrementar a Campanha Feminina em 2020”

Liderando o segundo painel, a deputada suplente, advogada, presidente do MDB Mulher e primeira-dama de Gravataí, Patrícia Bazzoti Alba falou sobre a realidade das campanhas femininas.

Estimulando as participantes a exporem nos grupos os pontos a serem melhorados, visando o próximo pleito, Patrícia ressalta a importância do papel de cada um. “Cada um precisa fazer sua parte para um mundo melhor. Através da política, temos essa possibilidade! ”, conta.

Coordenando a plenária de apresentações com os relatos dos grupos, a jornalista e secretária do MDB Mulher RS, Janis Loureiro, chamou uma representante de cada grupo para apontar as sugestões discutidas.

Dentre os principais tópicos elencados pelas participantes do evento, estiveram: vivência da realidade das comunidades; ser protagonista nas candidaturas, não se sujeitar a candidaturas laranjas; participação efetiva das mulheres nas reuniões e nas decisões da executiva municipal/regional; apoio entre as mulheres; reconhecimento de novas lideranças e fortalecimento das existentes; inserção em movimentos sociais; busca pela orientação, planejamento e qualificação.

 

Vivências: Práticas em Coordenação Regional do MDB Mulher

A jornalista Flávia Rodrigues é presidente do MDB Mulher de Estância Velha e da Coordenadoria do Vale dos Sinos, além de, chefe de gabinete da prefeita Ivete Grade.

O momento de fala, foi destinado aos relatos das práticas abordadas na gestão da coordenadoria e faz a reflexão sobre a concorrência entre os gêneros. “Precisamos refletir sobre a concorrência entre os homens e as mulheres, o que está faltando? Temos que ir atrás disso. Buscar realizar nossos sonhos. ”, fazendo referência as candidaturas femininas.

Aproveitou para saudar as demais companheiras da região, pelo desenvolvimento do trabalho na região.

 

“Parecer nacional”

Presidente do MDB Mulher Nacional e presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Amapá, Fátima Pelaes iniciou sua fala indagando... Onde queremos chegar?

Ao apresentar os desafios da mulher na política, trouxe dados sobre a estrutura e o cenário nacional atual, bem como, atuação do MDB Mulher RS nas prefeituras, câmaras de vereadores e assembleia legislativa.

Ao finalizar, alega a importância de grandes eventos como a série Diálogos e ressalta a necessidade do núcleo em promover o debate entre as mulheres. “Parabéns Regina, pela consolidação deste trabalho. Temos que fazer parcerias com a Fundação, buscando fomentar o conteúdo entre as nossas companheiras. Juntos somos muito mais do que vencedores! ”, finaliza.

 

“As lições de 20 Diálogos”

A presidente do MDB Mulher Regina Perondi, que idealizou e esteve à frente do projeto ao longo de suas bem-sucedidas 20 edições, relembrou as cidades por onde o encontro passou ao longo dos 6 anos de existência.

Regina discorreu sobre propósitos, fazendo referência ao papel do núcleo. “Temos que conectar pessoas que tenham o mesmo propósito, somente assim conseguimos avançar. “, afirma.

Uma das palavras mais citadas ao longo do evento foi “paridade”. A presidente ressalta a necessidade da busca por direitos iguais, iniciando nos municípios. “A participação das mulheres na política é o maior desafio para conquistar na democracia. Precisamos buscar paridade dentro da política! ”, conta.

Finaliza indagando as participantes sobre o futuro do MDB. “O que nós queremos que seja dito do MDB quando ele fizer 100 anos? Temos que deixar um legado, e qual será ele? ”, completa ressaltando a importância do núcleo a contribuição positiva que as mulheres podem ter.

 

“Fundação Ulysses Guimarães RS como ferramenta intelectual”

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães filial RS, João Alberto Machado encerrou os trabalhos da 20ª e última edição da série Diálogos.

Ao saudar os participantes e autoridades, enalteceu a parceria de longa data com o MDB Mulher e a competência da presidente Regina Perondi. “O salto em qualidade foi estratosférico desde que a Regina assumiu, é uma líder nata! ”.

João Alberto explanou sobre a necessidade de reconstrução do partido e fortalecimento dos núcleos. Aproveitou a ocasião para colocar a FUG/RS a disposição de todos os municípios, buscando construir um discurso para reoxigenar o MDB, capacitar e qualificar todos os líderes e militantes.

Finalizando, o presidente afirma “Temos orgulho da nossa luta e da nossa história, mas precisamos reescrever e fazer parte deste novo capítulo. ”, finaliza.

 

“Novo Ciclo”

A presidente do núcleo, Regina Perondi aproveitou o encontro para anunciar o nome da líder emedebista Patrícia Alba para presidência do MDB Mulher RS, que acontece na Convenção no núcleo no final de maio.

O desafio é grande para quem assumir o posto. Através do projeto Diálogos, grandes resultados fazem parte do legado de Regina Perondi no MDB Mulher, como o aumento de 18% de vagas nas câmaras municipais conquistadas pelo partido em 2016 (199 vereadoras), e também um crescimento de 35,5% de mulheres no comando partidário. O núcleo ainda conquistou 30% de espaço no comando estadual da legenda e conta com 8 prefeitas, 10 vices e está organizado em 144 municípios gaúchos.