Notícias

postada em 05/04/2019

GLORINHA DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO E SORORIDADE

Ao longo da noite da última sexta-feira (05), a cidade de Glorinha recebeu o evento “Mulher, Glorinha precisa de você! – Um olhar sobre a mulher”. O encontro foi promovido pela Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul em parceria com a vereadora local, Geani Duarte.

Responsável pela abertura do evento, a casa do poeta de Canoas trouxe algumas apresentações lúdicas... Como a encenação do ator Arnaldo Bauer, apresentação musical com teclado e voz e leitura de uma poesia.  

O presidente da FUG/RS, João Alberto Machado esteve presente no encontro representando a instituição. Ao saudar os participantes refletiu sobre a importância da participação da sociedade na elaboração do plano de governo. “Precisamos saber as propostas que a política tem pra Glorinha, na educação, na saúde, no empreendedorismo, e é dessa forma que a Fundação Ulysses Guimarães pode auxiliar. Podemos criar um bom projeto de cidadania aqui! ”, afirma.

Iniciando o conteúdo pragmático, a diretora da FUG/RS, Evelize Fabricio falou sobre as Políticas Públicas de Gênero, com foco no Empreendedorismo e na Sororidade. Formada em jornalismo com pós-graduação em administração estratégica, a mediadora ressaltou dados do SEBRAE sobre o papel da mulher no empreendedorismo no Brasil e a necessidade do apoio entre as mulheres. “Um dos maiores desafios das mulheres de hoje em dia é apoiar uma as outras. Precisamos dar valor a uma empreendedora, comprar e divulgar o produto/serviço por ser de uma mulher! ”, conta.  

A vereadora Geani trouxe em sua fala, a temática relacionada ao título do evento “Mulher, Glorinha precisa de você! ”. Fazendo referência a dados sobre a educação, saúde, contexto social, violência, empreendedorismo e liderança, foram feitas algumas indagações.... Quantas mulheres temos a frente de negócios, empreendendo nesta cidade? Será que conseguimos contar? Que políticas públicas podemos incluir para a mulher no próximo plano de governo?

As participantes foram divididas em grupos para uma atividade, com o intuito de discutir sobre os questionamentos apresentados, buscando apontar os problemas, suas causas, agravantes e sugestões de solução. Ao final, o material servirá como base para a elaboração do plano de governo, visando as eleições municipais de 2020.

O evento aconteceu na sede do Sindilojas de Glorinha e reuniu mais de 40 participantes.