Notícias

postada em 27/10/2015

Osório sedia a 12ª edição da série Diálogos do PMDB Mulher RS

Novos ventos. Esse foi o tema da 12ª edição da série Diálogos promovida pelo PMDB Mulher RS, no último sábado, 24, em Osório, Litoral Norte do estado, em parceria com a FUG/RS. O encontro contou com a participação das mulheres do PMDB-RS das regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e especialmente Litoral Norte.

Empoderamento em pauta

Convidada para falar sobre a capacitação feminina, a gerente nacional do programa de formação política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane da Silva, afirmou que o empoderamento das mulheres passa pelo conhecimento e estudo. “Não podemos ser marionetes das redes sociais. É importante conhecermos sempre os dois pontos de vista para construirmos a nossa própria opinião”, disse. A gerente dos cursos de formação da Fundação abordou também a importância da manutenção da política e da participação feminina neste processo com proposições construtivas. Sobre a equidade de gênero, Elisiane destacou que a construção é diária e que as mulheres não querem uma diferenciação, mas sim que não haja discriminação. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Rio Grande do Sul (FUG-RS), João Alberto Machado, destacou a parceria de longa data entre a Fundação e o PMDB Mulher RS, cujo resultado tem sido proporcionar o empoderamento feminino nos espaços políticos e de decisão.

Laços de Sororidade

A mestranda em Ciência Política e cientista social, Anna Paula Bennech, utilizou o espaço para debater com o público temas como empoderamento feminino e à construção de laços de Sororidade. Já as eleições municipais de 2016 foi a pauta abordada pela vereadora do PMDB de Porto Alegre, Lourdes Sprenger. Houve ainda momento para os depoimentos de lideranças femininas, com o painel “Vivências”, e também um espaço dedicado ao Outubro Rosa, com a enfermeira e mestre em Saúde Pública, Taliete Panzer. A psicóloga Magale Mônaco abordou o tema criatividade coletiva, destacando que o diálogo e a troca de conhecimento podem contribuir para ampliar as soluções para os problemas.

Projeto Mulher em Ação

A presidente do PMDB-RS, Regina Perondi, falou sobre o projeto Mulher em Ação, lançado no mês de setembro no Rio Grande do Sul e que tem se tornado uma realidade nos municípios gaúchos através das multiplicadoras. Regina enfatizou a importância da realização da série Diálogos e do comprometimento das peemedebistas. “Esta foi uma manhã brilhante, que com certeza oportunizou novas ideias, novos projetos e descobertas, além de mostrar a força e a união do PMDB Mulher do nosso Estado. Obrigada a todas”, finalizou a presidente.

Roda de Conversas  

Sob a mediação da diretora de Departamento de Políticas para mulheres da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos do Governo do Estado, Salma Valencia, os parlamentares presentes no encontro trouxeram contribuições sobre o cenário político do País e do Estado. Salma também apresentou dados sobre o trabalho e ações que vem sendo realizadas pelo seu Departamento. “A institucionalização da Rede Lilás como uma política de Estado é uma conquista, uma realidade do nosso Governo. Além disso, a cidade de Imbé será uma das contempladas com um Centro de Atendimento Especializado, com atendimento psicossocial e jurídico às mulheres”, explicou a diretora.

Atual cenário político

O deputado federal Alceu Moreira e explanou para as mulheres o atual cenário político, dando destaque para qual deve ser a função de um partido político: “ele deve ser um instrumento que usa as políticas públicas como uma ferramenta para oferecer soluções de vida”, definiu Alceu. O parlamentar falou também sobre qual o papel do PMDB diante do momento em que o Brasil se encontra. “Precisamos discutir, em todo o País, com todos os nossos núcleos e segmentos, ouvindo a população e construindo junto um discurso sobre o Brasil que dá certo e o Brasil que dá errado”, pediu. Alceu complementou dizendo que entende que a melhor alternativa é o uso do capital com responsabilidade social, utilizando as riquezas com respeito à sociedade.

O secretário-geral do PMDB-RS, deputado Gabriel Souza, também expôs às mulheres as discussões em pauta na Assembleia Legislativa e falou sobre o projeto da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual – que está no debate central – e destacou que considera a proposta imprescindível para resolver os problemas estruturais do Estado, como instrumento que cada novo governante terá para controlar o equilíbrio das finanças públicas sem comprometer o governo seguinte. Sobre o evento, Gabriel disse que merece reconhecimento o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo PMDB Mulher em todo o Estado e parabenizou todas as peemedebistas envolvidas neste trabalho. 

FONTE: PMDB/RS