Notícias

postada em 17/10/2015

Juventude na Estrada discute influência e participação dos jovens nos governos

O último encontro do projeto Juventude na Estrada, realizado no dia 17 de outubro em Novo Hamburgo, trouxe para debate o tema “A Influência e Participação da Juventude nos Governos”. O evento contou um painel ministrado pelo atual presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) do estado do Mato Grosso, Rafael Bastos. Além disso, o deputado Estadual Gabriel Souza participou do debate.

De acordo com o presidente estadual da FUG do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, a juventude tem tomado conta do cenário político, e, por isso, precisa dar novos caminhos para o futuro. “O projeto Juventude na Estrada tem uma importância muito grande, afinal dá uma guinada na base do JPMDB. Nós estamos acostumados a ouvir e bater palmas durante os eventos políticos, mas queremos, através deste projeto, discutir a política e os caminhos a serem seguidos para a construção de um novo Estado”, afirma.

O painelista Rafael Bastos ressaltou que o momento da JPMDB/RS é muito rico, pois usa os instrumentos de debate para trazer a transformação do Estado. “A juventude é um celeiro muito fértil, pois representa o que a sociedade é e que é preciso construir uma nova mentalidade. Através dos jovens, nós temos um instrumento de formação, qualificação e preparação de quadros, que precisam atuar fortemente nos movimentos sociais”, finaliza.

Durante sua participação no debate, o deputado estadual Gabriel Souza discursou sobre o tamanho do Rio Grande do Sul e elogiou o trabalho realizado pela FUG estadual. “Temos que discutir mais ações de política da juventude. Não há debates profundos sobre isso, mas o projeto desenvolvido pela FUG e pelo JPMDB traz essa consciência de transformação dos jovens. Vamos continuar lutando por educação, saúde e segurança”, explica.

Já o presidente estadual do JPMDB, Roberto Fantinel, falou sobre a importância do jovem mostrar o que pensa e o que quer para a sociedade. "Estamos correndo os quatro cantos do Rio Grande do Sul para discutir políticas públicas voltadas à juventude. Esse é o principal objetivo da ‎Juventude Na Estrada", afirma. Ele também agradeceu a parceria e participação do presidente da FUG/RS, João Alberto, durante as discussões realizadas.

Também estiveram presentes o coordenador estadual da juventude, Ricardo Bacci, o coordenador do projeto Juventude na Estrada, Norton Rosa, e a gerente nacional do programa de Formação Política, Elisiane da Silva.

Confira a programação do #JuventudeNaEstrada:

  • 8º Encontro: “A juventude e a comunicação nas redes”. O encontro ocorrerá em Pelotas, no dia 7 de novembro.
  • 9º Encontro: “Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social”. O encontro ocorre em Porto Alegre, no dia 21 de novembro.
  • 10º Encontro: “políticas estaduais de juventude”. O evento ocorre em Tramandaí, no dia 05 de dezembro.