Notícias

postada em 25/07/2018

DEBATE SOBRE GÊNERO E EMPODERAMENTO MOVIMENTA PORTO ALEGRE NO DIA DA MULHER NEGRA

O diretório do estadual do MDB em Porto Alegre, recebeu durante a noite desta quarta-feira (25) o encontro: Diálogos e Empoderamento: Mulheres Negras, um debate sobre gênero, empoderamento e empreendedorismo.

Ao saudar os participantes do evento, o diretor da Fundação Ulysses Guimarães do RS e presidente do núcleo do MDB Afro RS, Clovis André ressaltou a participação da FUG. “A fundação é incansável. Sempre é parceira em todas as atividades que são propostas, em todos os eventos do partido! ”, afirma.  

Carla Patrícia Montenegro representou a Fundação Ulysses Guimarães do RS, e palestrou sobre o curso de Políticas Públicas de Gênero. Em sua fala, ressalta a presença da mulher no contexto histórico e político, e comenta sobre a necessidade do empoderamento das mulheres negras. “Precisamos relembrar das nossas ancestrais e nos empoderar. Somos fortes e guerreiras!”.

O evento trouxe grandes profissionais para debater as grandes mulheres negras que protagonizaram a história mundial, a importância de empreender para se empoderar, o feminismo para a mulher negra, os desafios e as perspectivas.

O encontro reuniu cerca de 30 pessoas e celebrou o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é comemorado no dia 25 de julho.

 

A DATA:

A Lei nº 12.987/2014, foi sancionado como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios) foi morta ou aprisionada.