Notícias

postada em 23/06/2018

Saúde Pública e proteção animal foi tema de debate em Santa Maria

O 3º Ciclo de Encontros de ações públicas, proteção e controle populacional de animais, teve um encontro em Santa Maria no último sábado dia 23. O encontro aconteceu no plenarinho da Câmara de Vereadores da cidade.

A série de encontros é promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RS), em parceria com o Núcleo Estadual da Causa Animal do MDB RS e abre espaço para que protetores e ativistas contem os seus relatos e projetos para troca de experiências, avanços na luta e incentivo ao apoio à Nota Fiscal Gaúcha.

Uma das debatedoras do encontro, a vereadora porto-alegrense Lourdes Sprenger, relatou a sua experiência em diversas frentes da causa animal. Uma delas foi a retirada de circulação do centro da capital gaúcha das quatro mil carroças de tração animal, processo que culminou em 2008. Ela salienta o estado que se encontravam os cavalos, geralmente mal ferrados, famintos e carregando excesso de peso. Para ela é preciso conjugar esforços municipais, estaduais e federais, aponta.

O vereador da cidade, Adelar Vargas por sua vez afirma que Santa Maria não possui uma política séria nesta questão. “Mas estamos trabalhando junto com o executivo”, afirmou o parlamentar.

O evento reuniu mais de 30 pessoas, dentre os participantes estiveram presentes lideranças municipais e da região, ONG’s e público em geral.