Notícias

postada em 20/06/2018

CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO MOBILIZA JOVENS DE IGREJINHA

Durante a noite da quarta-feira, dia 20 de junho, a cidade de Igrejinha recebeu a Fundação Ulysses Guimarães para realização do um curso de formação Políticas Públicas de Gênero. O encontro recebeu também a palestrante Anna Paula Benech que é bacharel em Ciências Sociais, especialista em Comunicação e Mestre em Ciência Política, para falar sobre Sororidade Feminina.

A formação foi mediada pela Coordenadora Nacional da FUG, Cristina Baptista. Em sua fala, trouxe dados importantes sobre a mulher no contexto histórico, ressaltou a diferença entre os direitos de voto e a desigualdade no mercado de trabalho.

Através de sua fala jovem e abordagem de um tema da atualidade, a segunda parte do encontro ficou por conta da palestrante Anna Paula. Ela tratou temas como estupro, desigualdade de gênero no trabalho e na política, como cita. “As mulheres são de 30 a 40% mais estudadas que os homens e mesmo assim, recebem 35% a menos!", afirma.

Em sua fala, ressaltou também o significado de empoderamento feminino. "Quando empoderamos alguém, nada mais é, do que dar poder para uma pessoa. Dar vez, dar voz, ter opinião e isso transforma!  ", ressalta.

Já finalizando sua palestra, Ana comentou sobre a Sororidade e a importância da união e apoio entre as mulheres. "A Sororidade é simples. Não podemos desacreditar, desmentir alguém apenas por ser mulher. Cada uma de nós, tem batalhas que nem imaginamos! ", ressalta.

O final do encontro ficou reservado para realização de questionamentos sobre os temas e novas perguntas para debate, onde os jovens tiveram a oportunidade de expor sua opinião.

O evento contou com a presença do vereador da cidade Guto Scherer e do seu assessor Luís Loro, que viabilizaram a realização da formação na cidade.

A formação aconteceu no auditório do Instituto Olívia Lahn Hirt, para jovens dos segundos e terceiros anos do ensino médio, reunindo mais de 100 pessoas.