Notícias

postada em 29/09/2015

O partido mais próximo da sociedade: Fundação e Movimento Comunitário realizam encontro

A segunda edição do projeto Caravana da Cidadania e Participação que trabalha dentro do seguimento comunitário enfatizando o amadurecimento do cidadão e o desenvolvimento de uma postura ativa, aconteceu neste sábado (26), em Porto Alegre. Promovido pelo Movimento Comunitário do PMDB-RS com o apoio da FUG/RS e do Movimento Juventude Comunitária, o evento reuniu lideranças do núcleo de Porto Alegre e da região metropolitana que debateram o empoderamento político e aproximação da sociedade com as instituições partidárias.

 

De acordo com o diretor da Fundação, Clóvis André, o encontro cumpre com as suas atribuições de levar e fomentar a história e a cultura do partido para o Estado e o País. "Parcerias como essa que temos com o núcleo Comunitário proporcionam o conhecimento e a troca de experiências para que possamos contribuir na formação e na prática efetiva da cidadania", destacou. Clóvis disse ainda que a cidadania só torna-se plena quando há acesso efetivo de todos aos direitos sociais básicos.  O presidente estadual do Movimento Comunitário do PMDB-RS, Carlos Baltazar, ressaltou que o partido tem vida ativa através dos seus núcleos e que o Comunitário tem pauta, cooperação e sintonia para contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Baltazar agradeceu a parceria com a Instituição e destacou que “o projeto Caravana da Cidadania e Participação é uma nova ferramenta para desenvolver e qualificar as pessoas”.

 

Convidado para falar sobre Governança e Formas de Cooperação Comunitária, o deputado federal, José Fogaça (PMDB/RS) frisou que atualmente as relações humanas em comunidade estão sendo baseadas na cooperação e não no conflito. “A cooperação é a única forma capaz de levar os processos de conquistas das comunidades à frente”, explicou. Fogaça explanou também sobre o desenvolvimento e o capital social – origem da Governança Solidária. “Esse capital é gerado quando uma comunidade consegue se mobilizar e se articular para produzir novas formas de riqueza”, disse.

 

Além das lideranças do núcleo, o presidente do Movimento Comunitário de Porto Alegre, Nelson Beron, o presidente da JPMDB de Porto Alegre, Bruno Battilana e o coordenador estadual de Formação Política da Fundação, Marco Rosa, também participaram da atividade.

 

A Instituição oferece o curso de Formação de Agentes da Cidadania Comunitária, com carga de 36h, para contribuir com a formação do cidadão e do desenvolvimento de uma postura ativa – orientada por valores como justiça, igualdade, tolerância e solidariedade. Além disso, realizou em 2013 o Seminário “Para onde a cidadania quer levar o Brasil?” e possui a coletânea O Pensamento Político Brasileiro que dão suporte e contribuem para a reflexão sobre o cenário político e abordam temas como democracia, participação e cidadania.