Notícias

postada em 28/09/2015

Gestão Partidária é tema de encontro realizado em Terra de Areia

“Deve-se planejar ações a curto, médio e longo prazo", enfatizou o presidente da Fundação Ulysses Guimarães/RS, João Alberto Machado, durante a 1ª Formação de Dirigentes Partidários, ocorrida no último sábado, dia 26, em Terra de Areia. O evento possui exatamente este objetivo destacado pelo presidente: o de organizar as atividades necessárias para a boa gestão dos diretórios municipais, tanto imediatas, quanto preparatórias para o pleito do próximo ano.

O coordenador regional do Litoral Norte, Aluísio Teixeira, que foi o responsável pela organização do evento disse que com a nova legislação é indispensável à qualificação dos gestores.

“Organização Contábil e Financeira” foi o tema tratado pela contadora do PMDB, Patrícia Sardá, que falou sobre a nova resolução, de 30 de dezembro de 2014, que disciplina a prestação de contas partidárias. De acordo com a contadora, a legislação partidária e a eleitoral foram unificadas. Ocorreram algumas alterações, mas a principal é a criação de um recibo partidário com o mesmo formato do recibo eleitoral, no qual será comprovado todo recebimento de recurso. Além de identificar o doador originário quando as transferências forem entre os partidos e candidatos. "Os gastos partidários devem ser pagos mediante a emissão de cheque nominativo cruzado ou por transação bancária que identifiquem o CPF ou CNPJ do beneficiário ressalvado o disposto no artigo 19", ressaltou Patrícia.

O advogado do PMDB/RS, Milton Cava, ministrou a palestra sobre “Organização Jurídica” e disse que as próximas eleições serão as primeiras já com a nova reforma eleitoral. De acordo com Cava, essa “minirreforma” já traz algumas novidades em termos de propaganda. “A nova reforma será assinada pela presidente da república, Dilma Rousseff, e deve ser publicada na próxima semana”. O advogado também destacou a importância do partido estar organizado. “Pois, se o partido não estiver organizado ele não terá condições de ir para uma campanha”, alertou Cava.

Quem é responsável pela construção de um país mais justo? Ao fazer essa pergunta, a gerente nacional de Formação Política, Elisiane da Silva, propôs uma reflexão. “É importante tornar os cidadãos mais conscientes das suas responsabilidades sociais também”. Elisiane abordou a questão da “Formação de Equipes para as Eleições Municipais” destacando dois aspectos principais: quais são as razões para fazer a formação e também apresentou o curso Eleições Municipais: saber para vencer idealizado pela Fundação e que será disponibilizado integralmente à distância. O novo curso contará com sete módulos: Os movimentos sociais e a sociedade brasileira, Questões jurídicas, Questões contábeis e financeiras, O planejamento da campanha, A implementação da campanha, Dicção e oratória e Marketing eleitoral.

O presidente, João Alberto Machado, apresentou a palestra sobre Organização Partidária um dos temas que integrou a formação. Organização é a palavra de ordem para qualquer atividade sendo imprescindível, pois estabelece o cronograma de ações e atividades partidárias. Dentre os principais pontos foram abordados: registro partidário, sede partidária e filiação através do sistema filiaweb.

Até novembro, mais três edições da Formação de Dirigentes Partidários devem ser realizadas no estado, nos municípios de Santa Maria, Erechim e Porto Alegre.

Também participaram o coordenador estadual de Formação Política, Marco Rosa, o prefeito de Itati, Gilvan Neubert, prefeito de Balneário Pinhal, Luiz Antônio Palharin, o vice-prefeito de Três Forquilhas, Odécio Justin, o Presidente da FDRH e coordenador do PMDB Litoral Norte, Luciano Silveira, presidente do PMDB de Osório, Juarez Sebastião Nunes, presidente PMDB de Pinhal, Vilmar Furini, presidente do PMDB de Capão da Canoa, Arbelo Jorge e o 1º Vogal de Capão da Canoa, Danilo Queiroz, 1ª Vogal de Santo Antônio da Patrulha, Fernanda Gomes. Além dos vereadores: Alessandro Bauer (Torres), Charlis Santos (Santo Antônio da Patrulha), Régis Souza (Taquara), Ênio Souza, Lelo Andrade, Diogo Souza (ambos de Terra de Areia).