Notícias

postada em 28/10/2017

Nova Araçá discute Políticas Públicas de Gênero

Com o tema Políticas Públicas de Gênero, a Fundação Ulysses Guimarães do RS chega pela segunda vez ao município de Nova Araçá na Serra gaúcha. A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores e reuniu autoridades locais e a comunidade na noite desta sexta-feira (27.10). A vice-presidente da FUG-RS Joseane Toebe, acompanhada da diretora Evelize Fabrício, palestrou para uma plateia essencialmente jovem.

Os alunos da escola estadual de Ensino Médio Luiz e Isais Zucchetti, com coordenação das professoras Marcia Menegatt, Luciane Reginato e Elisa Zucchetti, acompanharam atentamente o assunto que começou com um breve histórico a respeito da variedade de gêneros.

Na sequência, Joseane abordou a formação dos preconceitos e discriminações, lembrando a influência das imposições sociais nessa construção cultural. Para desconstruir os falsos juízos, reafirmou o conceito de irmandade que compõe a sororidade. “É um empoderamento coletivo de mulheres, mas sem a participação masculina não iremos conseguir”, assinalou.

Destacou também a necessidade de se constituir um propósito pessoal e de se cultivar valores e princípios positivos em relação à vida. “Esta é a forma mais eficaz de enfrentar os problemas e superar os obstáculos em toda as partes de nossa vida”, argumentou.

O evento encerrou-se com a presidente da Câmara Mara Turmina Sangoli agradecendo a presença de todos. Participaram também o prefeito Pedro Sotili e a primeira-dama Jussara Sotili, além dos vereadores Ademir Dall Pozzo e Idalgir Dall Agnol, e da secretária jurídica Juliane Ampese.

O primeiro encontro na cidade ocorreu no mês passado e abordou a Gestão Pública.  Dicção e Oratória deve ser o próximo tema.