Notícias

postada em 18/10/2017

A importância do SICONV para o desenvolvimento dos municípios na ExpoIjuí Fenadi 2017

Depois de dois dias seguidos de capacitação com técnicos do SICONV dos municípios da Região do Planalto Médio, a Fundação Ulysses Guimarães promoveu mais uma ação na ExpoIjuí Fenadi 2017. A especialista Leene Marques palestrou, no fim da tarde desta quarta-feira (18) sobre a importância do SICONV no desenvolvimento dos municípios no Sindicato Rural Casa do Produtor. Participaram do encontro o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, secretários municipais, lideranças empresariais, além de técnicos e servidores municipais.

Leene destacou que antes da implantação do sistema de convênios, em 2008, para se buscar recursos era necessário viajar até Brasília. “Hoje, se o projeto for bem feito, é tudo mais rápido. As coisas acontecem nos municípios, por isso, precisamos nos atentar no que é melhor para a comunidade”, afirma.

Segundo dados obtidos pelo Portal da Transparência, o Rio Grande do Sul é o 8º na lista de percentual de transferências de recursos. “As emendas são feitas por áreas temáticas. Quem diz que não há recursos para os projetos não sabe da realidade. Há recursos sim, mas é preciso desenvolver ideias e convênios que trabalhem com as secretarias executivas. É preciso pessoa preparada e gestores de convênio competentes”, explica.

Para o prefeito de Ijuí, a palestra sobre SICONV foi esclarecedora. “É preciso discutir sobre a nossa realidade, sobre nosso município, sobre as formas de captar recursos”, opina. “Precisamos, também, exigir a diminuição da burocracia. Só assim vamos ampliar o nosso desenvolvimento”.