Notícias

postada em 03/09/2017

Jaguari dialoga sobre força da mulher na política

“Agora chegou a vez, vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar”.

A letra do clássico de Benito de Paula deu o tom da abertura da 4ª edição do projeto Diálogos, em Jaguari, na região do Vale do Jaguari. Os trabalhos começaram embalados pela voz da presidente do PMDB Mulher do município, Patrine Marin, na tarde do sábado, 2, e reuniu mais de 80 participantes no Clube Sete de Setembro.

A mesa da solenidade foi composta por Patrine Marin, Regina Perondi (Presidente Estadual do PMDB Mulher), Joseane Toebe (vice-presidente da FUGRS), o prefeito Roberto Carlos Turquelo e a primeira-dama Rejane Turquelo, além do coordenador do PMDB do Vale do Jaguari Ender Delomo, do coordenador da Juventude do PMDB Renato Fava, vice-presidente da Câmara de Jaguari, Igor Tambara, e Ana Paula Delolmo, representando as vereadoras da região. Também participou a painelista Comandante Nádia Gerhard, vereadora de Porto Alegre..

A presidente do PMDB Mulher-RS, Regina Perondi, acentuou a necessidade de se implantar Mais Núcleos e se criar Mais Candidatas e relatou ações dos partidos na região. Já o prefeito destacou a importância da Fundação Ulysses e dos núcleos de Mulheres e Juventude como formadores de lideranças. “Devemos aproveitar muito este encontro, pois este é um momento de formação política. E é esse conhecimento que fará a diferença para um futuro melhor”, observou.

Os onze anos de existência da Lei Maria da Penha foi a abordagem da vereadora Comandante Nádia. Ela começou apresentando um vídeo a respeito da violência doméstica e depois trouxe dados que revelam avanços e desafios no destaque ao papel feminino na sociedade.

“Muitas dessas mulheres morreram pelo simples fato de serem mulheres, pela mão de seus companheiros”, salientou. Ela destacou que o conflito muitas vezes se deve à dependência emocional e financeira e, em especial, porque falta uma rede de apoio que acolha o seu sofrimento e possa acenar com uma vida alternativa.  Lembrou ainda o histórico social da relação desigual entre homem e mulher para justificar a origem de agressões e maus-tratos nas famílias.

O último painel do encontro trouxe a proposta de um trabalho coletivo para reafirmar a força da mulher na política com a vice-presidente da FUG_RS, Joseane Toebe. Com o tema “Empoderamento, o caminho para o fortalecimento das mulheres” provocou o debate a respeito do processo de transformação e de tomada de decisão.