Notícias

postada em 22/08/2017

Reforma Política na pauta dos vereadores do PMDB

Um mandato legislativo ultrapassa as bancadas da Câmara de Vereadores. Justamente por entender isso, a Fundação Ulysses Guimarães, em parceria com a Associaçao de Vereadores do PMDB-RS, está percorrendo o Rio Grande do Sul para debater com os vereadores gaúchos. Depois de reunir vereadores em Santa Maria, Lajeado, Canguçu e Barra do Ribeiro, chegou a vez de Santa Rosa receber a edição do projeto Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal no último sábado, 19 de agosto. 

O tema escolhido para debate foi Reforma Política e reuniu vereadores das regiões Celeiro, Grande Santa Rosa, Missões e Planalto Médio. E o palestrante participante que apresentou os itens da reforma foi Márcio Rodrigues. 

Além de explicar os pontos que envolvem a Reforma que tramita hoje no Congresso Nacional, Márcio também informou que apenas dois países utilizam o sistema atual do Brasil: a Finlândia e o Panamá. "É só analisarmos a quantidade de países que utliza a lista aberta e proporcional para concluir que é um sitema falido, que não favorece os partidos", ressalta. 

Para o presidente da Associação, o vereador Guto Scherer, as reformas influenciarão diretamente o dia-a-dia político nos municípios. "Por isso, estamos dispostos a debater sobre o futuro político do país e, assim, qualificar nossos quadros partidários, começando pelos vereadores do PMDB", finaliza.