Notícias

postada em 05/08/2017

Lideranças políticas abrem o Juventude Na Estrada

Para animar o público, Norton Soares, secretário da Juventude do PMDB/RS, abriu os trabalhos na manhã deste ensolarado sábado, 5, na serrana Gramado. O 11º Encontro Estadual da Juventude, realizado em parceria com a FUG-RS, começou com um ato político que reuniu lideranças partidárias na Câmara de Vereadores.

O presidente da FUGRS, João Alberto Machado, acredita que o atual modelo político tende a ceifar as novas lideranças. Assim, necessitamos discutir mais. “Temos o projeto Pensando 2020 que pretende recompor o tecido político dos municípios em que não elegemos prefeito ou vice.”

Para o diretor da FUGRS e presidente PMDB Afro Clóvis da Silva, Juventude é um estado de espírito. Continuaremos jovens na nossa rebeldia e na nossa determinação. O país clama por uma reforma política urgente, que é a mãe de todas as reformas. E ser reformista está no DNA de nosso partido e necessita fazer esse enfrentamento.

O presidente da JPMDB Beto Fantinell  lembrou que o #JNENaEstrada quer discutir um tema importante e os rumos que a gente quer na representação e na escolha dos novos caminhos para o Rio Grande e o Brasil. A renovação é um anseio da sociedade gaúcha e brasileira. E dizer o que nós desejamos no processo de transformação, é a oportunidade de influenciar o processo político com as nossas decisões.

Presidente estadual do PMDB,  Alceu Moreira reafirma que o motivo para fazer previdência é que todas as autoridades se aposentarão com o mesmo teto. Se não resolver em cinco anos, o país quebra, a aposentadoria não será depositada. “Grande parte das transformações da sociedade passarão por vocês e é dever da juventude modernizar o partido. Precisamos criar campos para discutir as ações do governo. Nós vamos andar pelo estado inteiro para mobilizar os companheiros”, argumentou.

Na avaliação do governador José Ivo Sartori, os brasileiros vivem um momento de travessia, mas essa travessia precisa fazer algo novo. O individualismo precisa ser superado pelo movimento coletivo e consciência comunitária. “O importante é saber qual projeto o PMDB quer, o momento atual é muito diferente. Temos que reconhecer que, mesmo nas dificuldades, as instituições estão funcionando.”

Para Sartori, a democracia continua funcionando. “Se queremos recuperação da economia, reforma política e mudança no sistema eleitoral, precisamos saber que se fosse em outras circunstâncias não viveríamos mais numa democracia. Precisamos formar lideranças, seja na escola, na universidade, na fábrica, na colônia, na vida urbana, nos sindicatos, nas vilas e nos demais grupos da sociedade.”

 “A JPMDB está fazendo um trabalho de reestruturação partidária e já percebemos na eleição do ano passado. Atores novos para compreensão futura da complexidade ideológica que vivemos”, finalizou.

A seguir, as manifestações:

Coordenadora do Projeto Juventude na Estrada Susan Maciel

A gente precisa de responsabilidade e atitude, pensando na sociedade. Este é o momento para se conhecer novas pessoas e, juntos, precisamos pensar o futuro.

Presidente do PMDB de Gramado João Teixeira

As mudanças socais importantes passam, necessariamente, pela juventude.

Diretor departamento de políticas para a Juventude RS Ricardo Bassi

Estamos percorrendo o Estado para trabalhar contra a violência juvenil. Inauguraremos, onde há maior índice de criminalidade, seis centros de referência juvenil.

Vice-prefeito de Gramado Evandro Moschem

Nossa juventude está comemorando 17 anos e vem se renovando a cada ano. É preciso formar uma nova concepção dentro do partido. Todos os nossos secretários participaram da capacitação da FUG-RS e, por isso, hoje estão preparados para gerir nosso município.

A primeira-dama Maria Helena Sartori

Cuidamos de nossa juventude iniciando pela infância. O lema do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é o que você fizer pelo eu filho no início da vida o acompanhará para sempre. Além do PIM, teremos também o Criança Feliz os Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), e o Centros de Juventudes em regiões violentas do Estado. Para que a juventude seja o futuro, precisamos criar as oportunidades para que isso aconteça.

Secretário estadual da Fazenda Giovani Feltes

A percepção que tenho é de que minha geração deve deixar um país melhor ao futuro. A reforma política é fundamental mas sei que não se dará agora devido ao nosso momento social conturbado que vivemos. Lamento quando deixamos de votar neste país pelo sistema parlamentarista. Temos de refletir e debater pois não existe democracia representativa sem partidos fortes. E o voto distrital vai destruir os partidos sem permitir a renovação necessária.

Presidente da Associação de vereadores do RS Guto Scherer

A Associação de Vereadores do RS está completando 40 anos e seu desafio é percorrer todos os cantos do Estado. Nesse período, o PMDB teve uma grande renovação. Atualmente, são 667 vereadores em primeiro mandato, de um total de 1.160. A FUG é fundamental para a vida orgânica do partido. Dia 19 estaremos falando sobre reforma política em santa Rosa. Além de ter a maior bancada do Estado, queremos também a mais qualificada.

Deputado federal Jones Martins

O atual modelo político tem também aspectos positivos. Por exemplo, permite que os votos partidários tenham força como no caso de quando um companheiro sair outro poderá assumir.

Deputado estadual Tiago Simon

A mudança tem origem na juventude, nas redes sociais e nas ruas. Nós somos contra a criminalização da política e a bancada federal desempenha um ótimo papel neste sentido. Em 2013 e 2015 o povo foi para a rua, era o anseio mais profundo pela transformação e Estado eficiente, contra a impunidade. Essa mesma onda, a partir de 2015, varreu o Brasil e acabou com o governo mais corrupto da história deste país. O maior atentado quanto à renovação política se chama distritão. Os mais preocupados devem ser os jovens, afinal são o futuro do país. Essa reforma, na verdade, deixa tudo como está. Nós precisamos nos posicionar radicalmente contra isso.

Deputado estadual Edson Brum

Sou contra o distritão e a lista fechada, mesmo que eu seja favorecido. Se nós temos a oportunidade de estar na internet hoje e nos expressarmos abertamente, é porque um partido teve a coragem de fazer isso pelo país, e quem permitiu isso foi o PMDB. A FUG tem feito um trabalho excepcional provocando essas discussões pelo Rio Grande do Sul. Eu sou contra a reforma da previdência como está sendo feita, pois consolida os que mais ganham nesse país. 70% da folha dos aposentados está na mão de apenas 10%. A vantagem de discutir política dentro do PMDB é que temos o direito de divergir, há respeito entre nós. Vale a pena fazer política, afinal somente através dela que faremos as transformações necessárias.

Composição da Mesa

Presidente estadual do PMDB Alceu Moreira

Presidente da FUG-RS João Alberto Machado

Presidente da JPMDB Beto Fantinell

Coordenadora do Projeto Juventude na Estrada Susan Maciel

Secretário de gestão da FUG Nacional, Chico Donato

Presidente da Juventude de Gramado Italo Roloff

Gerente nacional de formação política Elisiane Silva

Presidente PMDB Afro Clóvis da Silva

Presidente da Associação de vereadores do RS Guto Scherer

Deputado estadual Edson Brum

Presidente do PMDB de Gramado João Teixeira

Diretor departamento de Políticas para a Juventude RS Ricardo Bassi

Vice-prefeito de Gramado Evandro Moschem

Secretário estadual da Fazenda Giovani Feltes

Deputado federal Jones Martins

Deputado estadual Tiago Simon

Primeira-dama Maria Helena Sartori

Governado do Estado do RS José Ivo Sartori