Notícias

postada em 02/08/2017

Vem aí o #JuventudeNaEstrada de Inverno!

Tudo pronto para pegar a estrada até a Serra Gaúcha? Agora é contagem regressiva. Sábado temos um encontro marcado na Câmara de Vereadores em Gramado, durante o 11º Encontro Estadual da Juventude do PMDB do RS. A programação terá início às 8h30min, tendo dois grandes momentos durante o dia: o primeiro, às 10h, quando ocorre o ato político; o segundo, às 14h, quando haverá o debate sobre a Reforma Política. O evento é uma realização da JPMDB-RS em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães do RS (FUG-RS).

Presença confirmada no evento, o governador José Ivo Sartori diz que o Brasil precisa dos jovens nesse momento de tantas turbulências na política. “Os jovens podem construir um novo caminho. O grande debate nacional é a Reforma Política e eu convido a todos para participar do Encontro de Inverno da Juventude do PMDB gaúcho em Gramado. Será uma grande oportunidade para debater os rumos que queremos para o nosso Estado e para o nosso País.”

Durante o Encontro Estadual em Gramado, haverá a edição especial do #JuventudeNaEstrada. Um projeto pioneiro e que propõe uma nova forma de fazer política. Iniciado em 2015, retornou em 2017 e traz novos temas para a discussão. Os encontros ocorrem até dezembro pelo Rio Grande, em nove macrorregiões, para ouvir, debater, e apresentar novos caminhos e propostas para o Estado e País. Nesta edição, a pauta será a Reforma Política.

Na visão do presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, é preciso absorver e discutir esse tema tão importante, que é a Reforma Política. “Vamos apontar para o partido e para o governo os caminhos que a gente deseja.” Ele garante que é preciso ter sensibilidade para entender o momento em que estamos vivendo. “Precisamos participar dessa construção, tendo um modelo que nos represente e defenda a democracia no Brasil. Vamos construir o Brasil, o Estado e a cidade que tanto sonhamos.”

A parceria entre a JPMDB-RS e a FUG-RS foi firmada em 2015 e se mantém, cada vez mais, fortalecida. Para o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, tanto o #JuventudeNaEstrada quanto o Encontro Estadual é uma oportunidade de debater com a juventude, sobre o que ela quer e necessita. “Os jovens são o próprio futuro da nossa política e, principalmente, da sociedade. Estamos muito felizes com a parceria e colhemos, com satisfação, os frutos desse projeto inovador."

Programação

8h30 - Credenciamento

9h30 - Momento cultural

10h - Ato político

12h - Almoço

14h - Reforma Política "Qual é o sistema ideal para o Brasil?"

17h - Show da galera

Perfil dos palestrantes

Para falar sobre a Reforma Política e responder ao questionamento: “Qual é o sistema ideal para o Brasil?”, participam do debate os palestrantes, Paulo Baía e Márcio Rodrigues. Paulo Baía é sociólogo, cientista político e professor da UFRJ. Já o palestrante Márcio Rodrigues é formado em Administração e pós-graduado em Relações Internacionais pela UNB; mestrando em Ciências Sociais pela PUCRS, atuando junto à linha de pesquisa Instituições Políticas e Democracia.

Carolina Gasparotto - Ascom JPMDB-RS