Notícias

postada em 12/06/2017

Juventude na Estrada debate Políticas Públicas para Juventude em Rio Pardo

No último sábado, 10 de junho, em Rio Pardo, a FUG-RS realizou a terceira edição do projeto #JuventudeNaEstrada. Com o tema Políticas Públicas para Juventude, o grupo debateu, com a participação de especialistas, os desafios para institucionalização dos direitos dos jovens e para superação da crise política atual. O projeto é uma iniciativa da Juventude do PMDB do Rio Grande do Sul (JPMDB-RS) em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG-RS).


Para o presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, o projeto tem por objetivo atrair novos jovens, novas bases. "Nós passamos por momentos de fortes turbulências na política e precisamos conduzir e buscar pessoas para discutir os caminhos da nossa sociedade. Precisamos construir uma caminhada que devolva a esperança das pessoas, para que voltem a sonhar com um Estado e um País mais justo”, explicou Fantinel.

O deputado estadual Edson Brum destacou a importância do diálogo. "É importante nós discutirmos política. Tudo começa no município, nós temos que mudar as nossas práticas. Se nós não falarmos sobre política, não saberemos escolher os nossos representantes. O PMDB precisa intensificar a comunicação em suas redes sociais. O político não pode ficar em cima do muro, precisa ter bandeira, defender aquilo que acredita e fortalecer o partido. A Juventude leva a discussão dentro do ônibus, na faculdade, nos seus grupos, ou seja, onde estiver", afirmou o parlamentar, que foi presidente da JPMDB-RS entre 1995 e 1999.

A coordenadora do JNE, Susan Maciel, disse que é preciso assumir posição e buscar as transformações na soceidade. “As pessoas falam mal da política, querem distância, mas sem a política ninguém vive. É preciso trazer a Juventude para discutir. Nós somos a mudança. Precisamos construir todos juntos, encontrar o caminho que a gente tanto deseja”, defendeu Susan.

Já o coordenador estadual de Formação Política da FUG-RS, vereador Charlis Santos, afirmou que é preciso trabalhar a formação política, mas mais que isso é a formação do cidadão. “Mobilizar a sociedade, mas principalmente o nosso partido. A safra política está vencida, mesmo a parcela de bons representantes são engolidos pela maioria devido ao processo corrupto do País. É necessário encontrar um novo caminho, um caminho ideológico e de futuro”, concluiu o vereador.

O presidente da JPMDB Rio Pardo, Tiago Mello, o Batata, ressaltou que os jovens têm papel fundamental nesse período de mudanças. “Precisamos tirar o jovem da zona de conforto, trazendo para o debate e para discutir o melhor caminho para mudar a realidade do nosso país”, disse o jovem.

Também presente no evento, o coordenador regional da JPMDB Rio Pardo, Mateus Rocha, disse que foi perceptível, nas últimas eleições, a Juventude conquistar ainda mais espaços, em que se teve uma boa demonstração de que o uso das redes sociais está cada vez mais presente na vida das pessoas. “Por isso, precisamos estar cada vez mais prontos para enfrentar esses desafios. A próxima eleição será um laboratório para a próxima eleição municipal e participar de eventos como o de hoje nos deixa melhor preparados", justificou Rocha.


As políticas públicas para juventude

O primeiro palestrante da tarde, o assessor da FUG Nacional e historiador, Marcio Carvalho, iniciou o debate sobre Políticas Públicas para Juventude. "A institucionalização da política da juventude no Brasil começa em 2005 e o estatuto é só de 2013", reflete.


Já o coordenador de marketing institucional do PMDB e da FUG e também assessor especial do Governo do Estado do Espírito Santo, Bruno Índio, também acrescentou no debate com sua participação. "Hoje nós temos um problema geracional, da imaturidade de alguns jovens ocuparem espaço de poder. O ideal é que a juventude se capacite e se qualifique para ir além. Precisamos estar prontos para trabalhar pela transformação da vida da sociedade", explica.


E o terceiro palestrante do dia é o Diretor de Políticas Públicas para Juventude do RS, Ricardo Bassi, que apresentou os números da juventude. "Apenas em 2011 foi criada a primeira coordenadoria estadual de juventude. E a coordenadoria é política de convencimento, do gestor e da sociedade", explica. Bassi ressaltou, ainda, os três eixos que tem sido trabalhados atualmente nas Políticas Públicas de Juventude: promoção de acesso à cultura, prevenção à violência e criminalidade juvenil e protagonismo juvenil.