Notícias

postada em 02/09/2015

Curso de Dicção e Oratória reúne comunidade de São Jerônimo

A Fundação Ulysses Guimarães Rio Grande do Sul realizou na semana passada o curso de Dicção e Oratória na Câmara de Vereadores de São Jerônimo. O curso tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para que as pessoas estejam preparadas para falar em público em diferentes situações. O encontro ocorreu durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, totalizando 15 horas aulas.

O evento reuniu alunos de diversas áreas da sociedade como estudantes, professores advogados, comerciários entre outros. A abertura ficou por conta do mediador Pedro Hermann e do coordenador de Formação Política da FUG/RS, Marco Rosa, que apresentaram os cursos e projetos oferecidos pela instituição. No segundo dia o mediador, Tibério Oliveira, apresentou através de vídeo aulas técnicas para elaboração de um bom discurso e disponibilizou material impresso para os presentes.

O presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, falou na abertura da última sobre importância do curso para formação pessoal e profissional dos alunos. “Fico satisfeito de ver o interesse de pessoas de diversas áreas participando”, elogiou. A palestra foi conduzida pelo professor, Joel Maciel, que abordou a importância do conhecimento e as ações e iniciativas que são realizadas nesse sentido para enriquecer a sociedade.

De acordo com Maciel, 53% dos alunos que se matriculam no primeiro ano do Ensino Fundamental não chegam ao nono ano do mesmo. “O Brasil está em oitavo lugar no ranking econômico mundial e em 53º no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)”, destacou Maciel. O Pisa é uma prova aplicada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para medir o nível de habilidades de estudantes de diferentes países em três áreas do conhecimento: matemática, leitura e ciência. O exame é realizado a cada três anos para alunos na faixa etária dos 15 anos.