Notícias

postada em 13/05/2017

Realizada primeira Formação de Mediadores de 2017

A primeira edição de 2017 do curso de Formação de Mediadores da FUGRS reuniu mais de 20 participantes durante a sexta-feira, 12, e a manhã de sábado, 13, na sede da regional da Fundação no Centro de Porto Alegre. A primeira  palestra foi  da gerente nacional de Formação Política, Elisiane da Silva. Responsável por apresentar  o Módulo I (Noções Gerais da Administração Pública Municipal), deu início aos trabalhos na manhã de sexta-feira, assinalando que a Fundação Ulysses Guimarães já atingiu a meta de 200 mil alunos no país em uma década de formação.

Ela lembrou ainda aos participantes, oriundos da capital, região metropolitana e interior do RS, que o processo político mudou. “Façam amostragens sociológicas todos os dias sem esquecer de que é preciso se adaptar ao novo momento”, frisou.  A necessidade de se ouvir todos os envolvidos no processo de construção social, seja a comunidade, sejam os parceiros é fundamental para o desempenho da liderança na sua localidade enfatizou Elisiane. “Vivemos numa democracia e para se chegar a uma vontade geral, conciliando interesses, é necessária uma parada para construção”, explicou esclarecendo conceitos como Estado democrático de direito, garantias individuais e justiça social.

Atuação dos poderes Legislativo e Executivo

Com apresentação individual dos participantes, o mediador da FUGRS, Marco Rosa, retomou os trabalhos do curso de formação de mediadores nesta tarde. Além de salientar as competências e atuações dos poderes executivo e legislativo, assinalou a importância do Plano Plurianual Municipal para a implementação efetiva dos projetos apresentados tanto pelo legislativo quanto pelo executivo. Rosa destacou ainda as receitas públicas, tributárias e patrimoniais e deu dicas e trouxe vários exemplos a respeito dos serviços públicos.

Sábado de trabalho e debates

A chuvosa manhã de sábado, 13, pouco intimidou os participantes do curso de mediadores da FUGRS. O coordenador estadual e Formação Política, Charlis Santos, começou com uma provocação ao público sobre o conceito de cidadania. A partir daí, os formandos relataram experiências pessoas sobre a atuação nos órgãos públicos e exercício de cidadania.  Charlis fez uma breve apresentação sobre o concurso de mediadores, uma novidade da FUGRS para o segundo semestre.

Na sequência, o mediador Marco Rosa discorreu sobre o porquê, às vezes, “Santo de casa não faz milagres”.  Também mostrou um vídeo para esclarecer um pouco sobre ordem social e faces democráticas do Estado para a construção da democracia e falou sobre o acesso à plataforma EA digital.

A advogada Maria Aparecida Silveira, a Cida, coordenadora do  Curso de Direito da Ulbra Canoas fez questão de dar seu depoimento sobre o curso “Adorei conhecer a Fundação. É preciso criar confiança e credibilidade do cidadão no estado. Para isso, um trabalho como esse de reconstrução da sociedade é fundamental porque só a educação é capaz de fazer essa reconstrução, que envolve toda a política e principalmente os partidos, às vezes percebidos com olhar de reprovação”.  “Se eu não tenho conhecimento técnico devo me assessorar também para melhor desempenhar certas função por isso é necessária qualificação e a ideia de capacitar pessoas que irão reproduzir e multiplicar conhecimento é maravilhosa”, finalizou lembrando a importância de se implementar com mais força nas comunidade os instrumentos de pesquisa social.

Charlis finalizou os trabalhos com um vídeo concluindo os conceitos de Cidadania, democracia e estado democrático e o poder do povo.