Notícias

postada em 06/05/2017

Transformações no estado e no país são temas de encontro em Santa Maria

A Fundação Ulysses Guimarães-RS, representada pela sua diretora do núcleo feminino Joseane Toebe, participou da terceira edição do projeto "Construindo o Amanhã - as reformas que o País e o Rio Grande precisam", realizada na noite da sexta-feira, 5 de maio, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, no centro do estado.

Com a participação de painelistas, que trouxeram conteúdo técnico e fundamentação, as propostas das reformas trabalhista, da Previdência e do Estado foram abordadas e debatidas no encontro promovido pelo PMDB-RS em parceria com a FUG-RS.

Diante de lideranças partidárias das coordenadorias do Centro do Estado, Vale do Jaguari, Quarta Colônia, Centro Serra e as Fronteiras Oeste e Sudoeste, o presidente do partido estadual, deputado federal Alceu Moreira, justificou a necessidade da construção de um projeto pedagógico do PMDB. "Vamos encontrar entre os companheiros aqueles que possuem vocação para debater cada um dos temas. Nós vamos dizer com clareza o que o PMDB pensa e o que ele acredita, com matriz ideológica", explicou Moreira. E complementou qual o seu objetivo à frente da direção estadual: "teremos um partido vivo, ágil, interativo com todos".

Estado moderno

O presidente nacional da Juventude do PMDB, Beto Fantinel, explanou sobre as mudanças realizadas pelo governador José Ivo Sartori, expondo as medidas que já foram aprovadas e os projetos que ainda estão em tramitação na Assembleia

Novas regras na CLT

O advogado Max Vieira,especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, apresentou as principais mudanças na legislação trabalhista - aprovadas pela Câmara dos Deputados e que aguardam apreciação do Senado.

Reforma da Previdência

Entre os três temas abordados, a reforma da Previdência foi o tema que gerou mais debates e manifestações. A explanação sobre a PEC 287/2016 foi feita pelo vice-líder do governo na Câmara e integrante da comissão da reforma da Previdência, deputado Darcísio Perondi. O parlamentar explicou as diferenças entre a proposta original enviada pelo governo federal e o texto-base aprovado pela Comissão Especial na última semana em Brasília. "O Congresso melhorou a reforma, ouviu a sociedade e apresentou modificações". afirmou.