Notícias

postada em 02/03/2017

Início da Legislatura na pauta do Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal

Organizada pela Associação de Vereadores do PMDB-RS e pela regional gaúcha da Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RS), a 2ª edição do Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal terá como tema Iniciando a Legislatura e ocorrerá nos dias 8 e 9 de março em Porto Alegre. A programação será no Diretório do PMDB-RS, com exceção das reuniões na Casa Civil e na Secretaria de Saúde (confira a programação abaixo).

O presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, explica que o principal objetivo do evento é oportunizar discussões sobre os municípios do Rio Grande do Sul. “O PMDB deve ser protagonista na construção de ideias com a sociedade, e nada melhor do que trazer o vereador, que tem um contato direto com o povo para ouvir, debater, propor e fazer uma nova política”, afirma João Alberto.

O presidente da Associação de Vereadores do PMDB-RS, Guto Scherer, destaca que o ciclo é uma maneira de qualificar o quadro de parlamentares. "De forma gratuita o Ciclo de Debates é um excelente começo desse trabalho de aperfeiçoamento dos nossos vereadores do PMDB", avaliou Guto.

No primeiro dia de evento os vereadores serão recebidos pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Márcio Biolchi, e pelo secretário da Saúde, João Gabbardo, em seus respectivos gabinetes. Ao fim da tarde, o credenciamento para as atividades de quinta-feira, será na sede estadual.

O segundo dia do encontro prevê palestra com o deputado estadual e líder do Governo, Gabriel Souza, sobre O Desafio do Estado. Na sequência, falará  o publicitário Tiago Meurer Brum, diretor da empresa Condão, responsável pelas campanhas publicitárias dos municípios de Alvorada, Estância Velha, entre outros, falará sobre Como levar o meu mandato para a rua.

O coach Joel Maciel, representante da FUG-RS, fará uma apresentação motivacional sobre gestão pública. Após o convidado especial do evento, secretário nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, trará ao debate a importância de políticas públicas que promovam a cooperação entre instituições nacionais e internacionais voltada à juventude.

No fim do dia, o Painel de Projetos irá tornar públicas medidas que foram implementadas pelos vereadores e deram certo em seus municípios. A apresentação irá anteceder a reunião com a bancada dos deputados estaduais peemedebistas. O encerramento das atividades se dará em jantar com o governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini.

Painel de Projetos

Interessados em apresentar seus programas podem se inscrever até o dia 6 de março pelo e-mail associação.vereadores@pmdb-rs.org.br, com o projeto anexado e um resumo sobre a importância na comunidade. Cinco serão selecionados para a apresentação. Os vereadores escolhidos serão informados até o dia 8 de março.

Programação completa

Quarta-feira, 8 de março

13h Reunião com o Secretário Márcio Biolchi | na Casa Civil

16h Reunião com o Secretário João Gabbardo | na Secretaria de Saúde do RS

18h30 Credenciamento do jantar com o Governador | Diretório do PMDB-RS

Quinta-feira, 9 de março

9h Abertura oficial do evento com o presidente da FUG-RS João Alberto Machado

10h Palestra com o deputado estadual e líder do governo Gabriel Souza

10h45 Coffee break

11h Palestra com o publicitário Tiago Meurer Brum | Tema: Como levar o meu mandato para a rua

12h Intervalo para o almoço

14h Palestra com o coach Joel Maciel | Tema: Gestão pública

15h Palestra com o Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho | Tema: Políticas Públicas de Juventude

16h Coffee break

16h30 Painel de projetos – 5 projetos apresentados pelos vereadores

18h Reunião com a bancada dos deputados estaduais

20h Jantar com o governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini