Notícias

postada em 26/08/2015

FUG/RS participa do lançamento nacional do projeto Juventude Na Estrada em Gramado

A Fundação Ulysses Guimarães Rio Grande do Sul esteve presente no 10º Encontro da Juventude Estadual do PMDB/RS realizado no último sábado (22) em Gramado. No evento, que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, também aconteceu a quarta edição do projeto Juventude Na Estrada que é uma iniciativa da FUG/RS em parceria com a JPMDB/RS.

O projeto #JuventudeNaEstrada que iniciou em março deste ano foi apresentado há algumas semanas ao vice-presidente da República, Michel Temer, que decidiu implantá-lo nacionalmente. Esse projeto já reuniu milhares de jovens nas cidades por onde passou e em Gramado não foi diferente. Na sua quarta edição estadual o tema do debate foi “Políticas de Acesso à Educação”.

O presidente da instituição, João Alberto Machado, destacou a necessidade de mudar a perspectiva na forma de fazer política e transformar ela de uma questão monetária para um pensamento político. “Discordar e brigar é o que nos faz crescer e depois seguir o mesmo caminho de uma forma democrática. Mas para isso tem que conhecer o partido e ter uma posição de indignação que só a juventude pode ter”, afirmou. Durante sua participação no #JuventudeNaEstrada, o presidente da FUG/RS, também falou que o PMDB pode aumentar em 30% sua representação partidária.

A FUG/RS apoia os jovens auxiliando com a infraestrutura pedagógica e disponibilizando professores para o projeto Juventude Na Estrada. Para falar sobre educação foi convidado o painelista, consultor em gestão e planejamento, Joel Maciel. Segundo o palestrante, a discussão tem como objetivo instigar, provocar e contribuir para enriquecer o debate dos jovens após a exposição, além de refletir sobre as políticas de acesso à educação. Durante sua apresentação o consultor relatou alguns aspectos da evolução histórica da educação até os dias atuais.

Maciel também mostrou pesquisas que apontam que hoje 62% dos jovens que concluem o ensino médio são analfabetos funcionais. “Nosso modelo de educação é falido”, afirmou. O painelista também destacou que o Brasil é o 5º país no ranking de investimento público, proporcional ao PIB. “Se o problema não é dinheiro é gestão”, enfatizou.

O evento contou com a participação de diversos líderes que prestigiaram o encontro dentre eles: presidente do PMDB-RS, deputado, Ibsen Pinheiro; presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edson Brum; secretário-geral do PMDB, deputado, Gabriel Souza; primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; deputado, Tiago Simon; presidente da JPMDB Nacional, Pablo Rezende; Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; secretário-geral da JPMDB Nacional, Bruno Júlio; presidente da Associação dos Vereadores, Guto Scherer; presidente da JPMDB do Paraná, Vera Regina Giebmeyer; coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ricardo Bassi; vice-presidente do CONJUVE, Daniel Kieling; presidente do PMDB de Gramado, Éverton Michaelsen; coordenador do PMDB/Serra, vereador Evandro Moschen e o presidente da JPMDB Gramado, Anderson Boeira.