Notícias

postada em 19/11/2016

Santana do Livramento recebe curso com ênfase em Empreendedorismo e Marketing

A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul segue expandindo o conhecimento para os gaúchos. Neste sábado, 19 de novembro, foi a vez de Santana do Livramento participar do Programa de Formação Política em 2016. Quem ministrou o curso de Dicção e Oratória com foco em Empreendedorismo e Marketing foi o professor, cantor e compositor Paulo Rícoli.  Entre os participantes, estiveram empreendedores e universitários do Brasil e Uruguai.

A organização do evento ocorreu em parceria com a vereadora de Santana do Livramento, Carine Frassoni. “Agradeço a parceria da Fundação Ulysses Guimarães. Fico muito contente em assistir, novamente, um curso com Paulinho Oliveira. Sempre que participo, me torno uma pessoa melhor", explica. "Nós queremos continuar com essa parceria com a comunidade, acreditando no sonho de ver nossa cidade avançar."

O mediador do curso foi Paulinho Oliveira Rícoli. “Faz um ano que estive com a FUG em Santana do Livramento e tive o prazer de palestrar sobre Dicção e Oratória. A Fundação paga a sociedade em forma de educação e conhecimento, pois sabe fazer política muito bem tratando de cidadania", afirma.

 

A comunicação presente em tudo

Para Paulinho, a comunicação está em tudo. "Para nós sermos empreendedores é preciso investir na comunicação efetiva, em que o ouvinte consegue assimilar a informação sem interferência". Além disso, explicou a relação entre a admiração e a ética. "É preciso entendermos que a ética não pode se limitar à política. Essa transformação moral e ética passa pelo empreendedorismo, e principalmente, pela responsabilidade."

Através de dinâmicas de grupo e individuais, Paulo explicou as principais funções de um bom empreendedor. “Nosso cérebro nunca fica cheio demais, quanto mais aprendemos, melhor. O bom empreendedor procura aprender a utilizar os dois lados do cérebro: humano e exatas”, afirma.”

 

A resiliência e o empreendedorismo

Para Paulo, a resiliência está completamente ligada à forma de empreender. “Apesar das adversidades, precisamos nos manter no objetivo”, explica. “É preciso entender que todos são colaboradores e, portanto, precisamos utilizar mecanismos de colaboração mútua.”

Além disso, o professor apresentou a importância de respirar pelo diafragma. “Esse tipo de respiração, que é a correta, auxilia na oxigenação do cérebro. O bom empreendedor tem a capacidade de pensar rápido e isso é possível através desse tipo de respiração”, ressalta.  

Ao citar Aristóteles, Paulo explicou a consequência das escolhas. “Nós somos o resultado das nossas escolhas. Quando eu escolho conhecer meu produto, como vende-lo, e todas especificidades, amplio nossas percepções e alcanço o sucesso.”

 

Canais de percepção

O empreendedor de sucesso, segundo Paulo, consegue entender os canais de percepção para alcançar seus clientes: sinestésico, visual e auditivo. “Os bons empreendedores leem facilmente as pessoas. E a criatividade está profundamente ligada a isso. É preciso um preparo de insumo criativo, espiritual e criativo para estalar algo que o empreendedor não está acostumado a desenvolver”, conta.

Atualmente, a sociedade procura pessoas que não façam mais do mesmo. “Novos caminhos nos aumentam possibilidades, nos dão insumos que possibilitam o inesperado. Por isso, fugir da rotina é muito importante para aumentarmos nosso leque de opções”.

Confira algumas atitudes que auxiliam o empreendedor de um marketing pessoal positivo:  

  • Sorria ao atender o telefone
  • Atenção na respiração
  • Atenção às pausas
  • Ouça olhando nos olhos
  • Espelhe a postura
  • Movimento da cabeça
  • Expressão facial condizente com o assunto
  • Dê a máxima importância ao outro