Notícias

postada em 28/07/2015

Conheça o novo curso da FUG Eleições Municipais: Saber para Vencer

O Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães não para de espalhar conhecimento pelos quatro cantos do Brasil. Com mais de 200 mil alunos certificados na modalidade de ensino semipresencial, a #FundUlysses dá mais um passo importante no Programa de Formação Política: lança no mês de outubro - com o objetivo de preparar os cidadãos que pretendem concorrer às eleições municipais em 2016 – o novo curso da instituição “Eleições Municipais: Saber para Vencer”. Incialmente, a formação será ofertada na modalidade EAD Virtual, na qual o curso será realizado totalmente on-line, com cadernos disponíveis em PDF’s virtuais.

Segundo o vice-presidente para a Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, ministro Eliseu Padilha, este novo método do EAD Virtual visa qualificar os quadros partidários que pretendem concorrer às eleições municipais de 2016, divididos em sete módulos.

“O objetivo é preparar o cidadão para que ele seja protagonista nas eleições de 2016, tendo um desempenho melhor, e seja um vencedor. Cada estado terá dois companheiros, um cuidando da Formação Política e o outro como Agente da Política. Nós queremos ter progressivamente uma leitura de quantos municípios já tem candidatos a prefeitos, vereadores neste primeiro momento, e as circunstâncias nós vamos fazer a ter candidato a presidente”, destaca Padilha.

O vice-presidente também ressalta também que cada estado tenha um corpo jurídico que dará as dicas de como agir dada as circunstâncias locais. “Tem impugnação de candidaturas, tem impugnação de que os outros terão que fazer o que se faz durante os períodos das campanhas”.

http://www.projecaoinformatica.com.br

Conteúdo programático:

Módulo I - Movimentos sociais, cidadania e sociedade brasileira

Módulo II - Questões jurídicas

Módulo III - Questões contábeis e financeiras

Modulo IV - Marketing político e eleitoral

Módulo V - Planejamento da campanha

Módulo VI - Implementação da campanha

Módulo VII - Dicção e oratória

Conheça o curso:

Módulo 1 – Trata sobre “Os Movimentos sociais e a sociedade brasileira”, como objetivo busca um saber prático sobre os movimentos políticos e sociais, sociedade civil e transformação político-eleitoral no contexto sócio histórico brasileiro. A trajetória dos movimentos políticos e sociais no Brasil é fundamental para compreender a relevância do processo eleitoral e democrático. Os movimentos políticos e sociais são consolidados quando os cidadãos formatam em seus imaginários e desejos uma realidade política, social ou moral ideal. A partir dos interesses públicos, por meio dos movimentos sociais, a sociedade brasileira conseguiu atingir diversas oportunidades e efetivar seus anseios sociais diante de lógicas políticas adversas. As manifestações e os protestos, como temos acompanhado nas últimas décadas em nosso país, expressam uma reação de caráter político onde os manifestantes se organizam com o objetivo público de terem suas opiniões e reivindicações ouvidas, em uma tentativa de influenciar a política de governo ou as práticas da sociedade. Coordenadores: Paulo Baía e Ricardo Caldas.

O sociólogo e cientista político, Paulo Baía, coordenador do curso e de um dos módulos destacou a importância dos cursos que tem em cada um dos seus módulos a ideia de passar num saber prático. Não é um curso de pragmatismo político. Tem que ter conhecimento, e um conhecimento que se transforma em ação. “Todos esses módulos visam que o protagonismo não seja um protagonismo inquietante, mas que seja um protagonismo vinculado a ideia de sucesso”.

Sobre os movimentos sociais, Baía disse que “vamos pensar como tradicionalmente eles aconteceram, vamos dar um apanhado histórico, com a ideia de que vamos trabalhar a contemporaneidade, na qual temos dois grandes movimentos sociais”. A preocupação grande é que neste módulo a política cotidiana esteja presente em todo tempo do processo de elaboração do conhecimento, de percepção do conhecimento, do diálogo em que o aluno vai fazer o curso terá contexto e terá o suporte do curso.

Módulo 2 – “Questões jurídicas”, que abordará de forma objetiva e prática os principais elementos que compõem o tema, de modo que, ao final, o candidato possa ter a noção de questões legais relativas a registro de candidatura, desincompatibilização, regras de propaganda eleitoral, cuidados com o que pode e o que não pode ser feito durante uma eleição municipal – considerando os principais erros cometidos nos últimos pleitos e que custaram candidaturas ou o diploma de eleitos. O conteúdo será desenvolvido pelo Dr. Milton Cava, especialista em Direito Eleitoral, que há mais de 10 anos presta assessoria especialmente em campanhas municipais – com larga experiência em situações cotidianas.

O Módulo 3 trata sobre “Questões contábeis e financeiras”. São temas relativos a administração da campanha: desde o registro do CNPJ, a formação de comitê financeiro, emissão de recibos eleitorais, promoção de eventos de arrecadação, organização das finanças, até os registros obrigatórios. O módulo terá uma abordagem prática de como resolver conflitos e ter uma boa condução técnica da campanha eleitoral, do orçamento de campanha ao ato de prestação de contas. Coordenador: Evandro Erlacher.

Módulo 4 – O marketing político e eleitoral – Neste módulo serão abordados temas como cenários eleitorais, eleição e meios de comunicação, novas tecnologias da comunicação e organização de campanha, com o objetivo de levar o participante a desenvolver propostas e debater as principais características que formam as modernas campanhas eleitorais, capacitando-o para a inserção bem sucedida em uma rena de disputas e lutas. Coordenadores: Joel Maciel e Elcinho Mouco

Módulo 5 – “Planejamento da campanha”, abordará temas com a finalidade de extrair ideias e colocá-las no plano, organizá-las estrategicamente, traçar prioridades e objetivos claros, bem como, ações e metas a serem desenvolvidas em um curto espaço de tempo que são passos fundamentais em uma campanha eleitoral. Coordenadores: Carlos Alexandre e Ricardo Caldas

“O planejamento ele é muito importante e vai auxiliar ainda mais os municípios de menor porte, os municípios pequenos, que são 80% dos municípios brasileiros. Ele também vai ajudar o candidato a se organizar para a sua campanha, mas também vai permitir que ele saiba como gastar os recursos da campanha”, explicou Carlos Alexandre.

Já o cientista político Ricardo Caldas disse que considera fundamental para que haja eleições no Brasil, eleições limpas, que o PMDB está se propondo a fazer um trabalho de preparação, de organização, com bastante antecedência. “O PMDB está democratizando o acesso ao poder, que é consistente com a sua proposta partidária”. Ele acrescentou que este curso proposto pela Fundação é investimento nas futuras candidaturas de 2016.

Módulo 6 – A implementação da campanha – A boa execução do plano de campanha é decisiva na obtenção da vitória. Uma campanha eleitoral consiste em reunir uma grande rede de apoiadores que garantam que a mensagem – as propostas e os materiais do candidato – chegue de forma clara até o seu potencial público-alvo. Estas problemáticas, como agenda, mobilizações e distribuição de materiais estão entre os temas abordados neste módulo. Coordenador: Ricardo Caldas.

Módulo 7 – Dicção e Oratória – Este módulo abordará a comunicação e sua importância, instrumentalizando-o a usá-la com eficiência, eficácia e efetividade. Também será disponibilizado um conjunto de técnicas e estudos para atingir pequenos e grande públicos de forma convincente e impactante, divididos em três blocos: discutir a comunicação e seus meio e apresentar estudos e pesquisas pertinentes aos canis de influência e absorção da informação; a comunicação direcionada ao público, de como surgiu e evoluiu a oratória e das técnicas usadas pelos melhores oradores; e abordar técnicas que permitirão a preparação para apresentações junto aos mais diversos públicos, nas mais distintas situações, tratando da postura do orador, das estratégias de impactação da plateia, do enfrentamento do medo e da superação de objeções hostis por parte dos ouvintes. Coordenador: Joel Maciel.

Matrículas abertas

O curso que inicia em outubro deste ano já está com as matrículas abertas. Inscreva-se aqui