Notícias

postada em 28/07/2015

Parceria entre FUG RS e JPMDB realiza projeto Juventude na Estrada

Desenvolver e executar ações voltadas à capacitação de jovens em todo o Rio Grande do Sul: esses são os objetivos do projeto “Juventude na Estrada” – uma parceria entre a Fundação Ulysses Guimarães e a JPMDB/RS –, que realizará este ano 10 seminários macrorregionais, destacando eixos temáticos de atuação da juventude.

#Sistemática

Os eventos possuem uma nova sistemática, diferente dos tradicionais eventos partidários, que segue os seguintes passos: mobilização da juventude, pré-inscrições e recebimento de textos bases. No dia do evento, o tema é apresentado por técnicos da área e os jovens após o painel realizam, em grandes grupos, debates que constituirão a carta do evento.

'Os seminários auxiliarão na oxigenação do PMDB'

O presidente da FundUlysses/RS, João Alberto Machado, destaca que esses eventos permitem que os jovens expressem suas opiniões para que juntos possam construir posicionamento e mudanças políticas no Partido e na sociedade.  “Os seminários auxiliarão na oxigenação do PMDB e na busca por novas lideranças de nosso Estado”, afirma.

“Somos agentes de transformações'

Segundo o presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, a juventude está, cada vez mais, se envolvendo no processo político.  “Somos agentes de transformações e estamos construindo uma nova história”, destaca. O presidente estadual ressaltou também a importância do debate com a base para construir o posicionamento ideológico da JPMDB-RS. “Vamos ter propostas claras, defender o que pensa a juventude peemedebista, ouvir a voz dos nossos filiados e transformar a realidade”, explica.

Ao todo, serão realizados 10 encontros macrorregionais que consolidam a participação dos jovens gaúchos na construção do posicionamento da JPMDB-RS em relação a assuntos que afetam a juventude gaúcha e brasileira.

Calendário dos eventos “Juventude na Estrada”

04 de julho –1º Encontro: “Redução da maioridade penal”, em São Pedro do Sul.

18 de julho – 2º Encontro: “Políticas de gênero da juventude”, em Santa Cruz do Sul.

15 de agosto – 3º Encontro: “Passe livre”, em Barra do Ribeiro.

22 de agosto – 4º Encontro: “Políticas de acesso à Educação”em Gramado,.

12 de setembro – 5º Encontro: “A juventude no movimento estudantil” em Santo Ângelo,.

03 de outubro – 6º Encontro: “Participação e influência da juventude na política” em Carazinho.

17 de outubro – 7º Encontro: “A influência e participação da juventude nos governos”, em Novo Hamburgo. 

07 de novembro – 8º Encontro: “A juventude e a comunicação nas redes”, em Pelotas. 

21 de novembro – 9º Encontro: “Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social”, em Porto Alegre. 

05 de dezembro – 10º Encontro: “políticas estaduais de juventude”, em Tramandaí.