Notícias

postada em 15/06/2016

Saber para Vencer chega a Santa Maria

A Fundação Ulysses Guimarães, presente em todos os recantos do Rio Grande do Sul com suas atividades de formação, chegou na noite desta quarta-feira (15.06) ao Centro do Estado com o curso Saber para Vencer: eleições municipais. Com o  apoio do mediador e coordenador Estadual de Formação Política da FUG-RS, Marco Rosa, os pré-candidatos de Santa Maria discutiram temas relacionados às  questões contábeis da campanha, bem como, conheceram um pouco mais sobre  procedimentos para arrecadação, despesas e prestação de contas.

Ao final, o presidente do PMDB municipal, vereador Cesar Gehm, agradeceu a todos e reafirmou que adquirir o conhecimento é primordial num processo eleitoral. “Este pleito será extremamente judicializado. Por isso, estamos qualificando nossos pré-candidatos para que trabalhem dentro da lei, com ética e propostas que venham ao encontro das necessidades da comunidade.”

Extremamente satisfeito com a atenção e a dedicação dos participantes. Esta foi a avaliação de Marco Rosa sobre a turma de Santa Maria que segue com as aulas nas quartas-feiras, sempre às 19 horas. “A FUG-RS permanece à disposição das executivas municipais para a qualificação dos candidatos locais e daqueles que almejam construir uma sociedade mais justa”, observou.

Rosa Lembrou ainda que Santa Maria é  destaque no cenário político gaúcho. Além de polo universitário e militar, o município tem foco econômico no setor terciário (serviços), incluindo o servidor público.

Saiba mais:

Conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Santa Maria, as funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o setor primário (agropecuário) e em terceiro lugar, o setor secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, metalurgia, mobiliários, calçados, laticínios, etc. A cidade destaca-se por ser a segunda cidade do Rio Grande do Sul em números de pessoas ricas, sendo a segunda cidade do estado com maior número de pessoas das classes A e B (28 do país).