Notícias

postada em 02/04/2016

FUG-RS presente no Congresso da UEE

 

Atividade homenageou Pedro Simon e teve como tema A Rua é o Palco

Com o tema A Rua é o Palco Principal, o 23º Congresso da União Estadual dos Estudantes  reuniu, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, dirigentes e estudantes universitários do todo o Estado.  O evento teve como homenageado o ex-senador Pedro Simon e contou com  palestras e debates que se iniciaram na manhã deste sábado (2) , prosseguiram pela tarde e seguem no domingo (3), com aprovação das resoluções da entidade para a próxima gestão e  eleição da diretoria executiva e diretoria plena. A Fundação Ulysses Guimarães compareceu com o seu presidente João Alberto Machado.

João Alberto destacou que o desafio da juventude "neste emaranhado de corrupção que vive o Brasil" é debater ética. "E devemos lembrar que não existe meia ética. Ética é para todos. A gente não pode aceitar dos nossos e criticar dos outros", acentuou. Sobre a personalidade em destaque na atividade, lembrou que o segredo de Simon está em sua eterna jovialidade. “Aos 86 anos, ele é mais jovem que muitos de nós”, assinalou.

Abrindo o Congresso Pedro Simon, o  vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, relembrou o seu tempo de vereança na capital  para destacar a importância do debate de ideias. "O caminho não é a ditadura, nem golpe. É a democracia. Por isso, precisamos mudar a cultura de corrupção de nosso país", reafirmou.

Presidente da Juventude do PMDB, Beto Fatinel representou o governador José Ivo Sartori no evento. Após convidar os jovens para descruzar os braços contra a corrupção no país, Beto leu uma mensagem do governador elaborada especialmente para o encontro. Já Leonardo Vaz (diretor de Diversidade Sexual da OAB-RS) lembrou que o segmento LGBT é o que mais sofre com o ódio que paira sobre a sociedade brasileira atual.

O momento mais esperado do encontro chegou e fez tudo parar no plenário da Câmara. Pedro Simon foi saudado sob aplausos da plateia em pé. Em seu discurso,  defendeu que o atual momento é o mais importante da história política do Brasil.  “Temos de lutar e a Operação Lava-Jato tem de chegar até o final”, reafirmou. Para justificar sua tese fez uma visita histórica pela política nacional, vivenciada ao longo de sua trajetória. Simon recebeu da UEE uma placa alusiva ao evento.

O presidente da UEE Fabio Kucera reafirmou a importância da participação dos universitários na política estudantil que, segundo ele, não pode servir de instrumento partidário. Também participaram ainda da mesa do evento Any Ortiz (deputada estadual), Itamar Batista (Diretor da Secretaria Estadual de Educação) e Rafael Paganinni ( coordenador da UEE no projeto Passe Livre).