Notícias

postada em 22/03/2016

Projeto Diálogos recebe sua primeira edição em 2016

O PMDB Mulher RS realizou no último sábado (19), a 1ª edição dos Diálogos 2016 com o tema “Candidatas Vencedoras”, em Farroupilha, com a parceria da Fundação Ulysses Guimarães RS e do PMDB RS. O encontro regional que está na sua 14ª edição, reuniu as companheiras das coordenadorias Vinhedos e Campos de Cima da Serra na Câmara de Vereadores de Farroupilha, com a participação dos seguintes municípios: Estância Velha, São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pinto Bandeira, Sapucaia do Sul, Canoas, Monte Belo do Sul, Nova Roma, São Marcos, Campestre da Serra, Pinhal da Serra, Monte Alegre dos Campos e Farroupilha.

Da mesa de abertura participaram o deputado estadual Álvaro Boessio; Elisiane da Silva e Joseane Toebe, representando a FUG RS; Antônio Feldmann, coordenador regional dos Vinhedos; Ademir Baretta, presidente do PMDB de Farroupilha, e Anita Maioli Pasqual, presidente do PMDB Mulher de Farroupilha. Após a saudação inicial, a presidenta estadual do PMDB Mulher, Regina Perondi fez a leitura da Nota de Repudio do núcleo diante dos últimos acontecimentos políticos nacionais, divulgada no dia 17 de março. Foi muito aplaudida.

Na palestra SABER PARA VENCER, Elisiane da Silva, coordenadora nacional dos Cursos de Formação da FUG RS, captou a atenção do público fazendo alguns questionamentos sobre quais as motivações que levam as mulheres a fazerem política. Para ela, “quem faz política tem que ter uma responsabilidade dobrada”, e que “políticas públicas são feitas por pessoas que dedicam seu tempo para melhorar a vida das pessoas”. No entanto, para vencer uma eleição é preciso conhecer como funciona o processo eleitoral, os candidatos precisam entender um pouco de tudo, e para isto a Fundação oferece os cursos que são divididos em módulos, os quais preparam os quadros do partido para a eleição municipal. Ressaltou a facilidade de acesso aos cursos e que os materiais possuem um excelente conteúdo com variados temas como a sociedade brasileira e os movimentos sociais, orientações jurídicas, contabilidade, marketing, planejamento, comunicação e oratória, implementação da campanha. Elisiane finalizou dizendo que para as mulheres conquistarem o espaço na política precisam ser muito competentes, e o empoderamento vem pelo conhecimento, e o conhecimento está à disposição.

O painel VIVÊNCIAS destacou três mulheres que estão se sobressaindo na política, a vereadora e secretária de Educação de Campestre da Serra, Raquel Guelcer Zanela que valorizou a capacidade que uma equipe possui na execução de atividades políticas, e a força e a liderança das mulheres nas organizações. A representante de Campestre da Serra, Juliana Ricardo, ressaltou a importância da busca por conhecimento e da qualificação como sendo fundamentais para que as mulheres assumam mais responsabilidades na política. Débora Haupt, presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Farroupilha, falou sobre as possibilidades que a vida oferece e relatou um pouco da sua história, como o acidente que a deixou tetraplégica e a fez interromper os seus sonhos no momento, e todas as dificuldades pelas quais passou após o acidente, até o seu tratamento na Rede Sarah, centro de referência internacional em reabilitação de patologias neurológicas e ortopédicas. Contou para o público, que estava comovido com o seu relato, que o impedimento de realizar algumas coisas não impossibilitou de realizar outras. Finalizou dizendo que "tudo na vida é possível desde que a gente se proponha a realmente enfrentar os desafios".

Para falar sobre as ELEIÇÕES MUNICIPAIS, o painel contou com a mediação de Maria Helena Sartori, secretária de Políticas Sociais e primeira-dama do Estado do RS que dialogou sobre as dificuldades que as mulheres têm dentro da política, mas que não as impedem de avançar. Acredita na importância das mulheres participarem da política porque elas possuem uma visão diferenciada, e que a elas compete um papel de articulação, essencial dentro da sociedade e no ambiente público. Nesse sentido, informou sobre o trabalho que o Departamento de Política para Mulheres vem realizando na articulação com as demais secretarias em prol das mulheres e tem conseguido resultados expressivos em apenas um ano. De acordo com Maria Helena, as mulheres precisam valorizar muito essas conquistas e entender que para buscar a igualdade precisam estar do lado dos homens, lembrando o movimento mundial “HeForShe” ou “ElesPorElas” que insere os homens na luta pela igualdade. Na visão da vereadora de Porto Alegre e primeira vice-presidente do PMDB Mulher RS, Lourdes Sprenger, apesar das dificuldades que as mulheres enfrentam para se inserir na política, elas estão conquistando mais espaço, como acontece na Câmara de Porto Alegre onde as mulheres são atualmente 20% das vereadoras. Por fim, levantou a bandeira contra as candidaturas laranjas, pedindo para que não haja mais candidatas “fakes” e sim candidatas vitoriosas nas eleições municipais. Maristela Pessin, vereadora de Farroupilha no quarto mandato consecutivo, e vice coordenadora regional dos Vinhedos informou que o município já conta com os 30% de mulheres pré candidatas para as eleições deste ano. Na condição de anfitriã do evento, deixou a mensagem de que "precisamos de mais mulheres na política, acreditar em si mesma, e contar com o apoio da família". Fechando o painel, Maria Helena Sartori chamou ao palco as vereadoras Aparecida Libardi Boff de São Marcos, Nair Lisboa de Almeida de Monte Alegre dos Campos, Maristela Passin de Farroupilha e Raquel Guelcer Zanela de Campestre da Serra, a vice-prefeita Maria Ivete Grade e todas as pré candidatas presentes. O palco ficou cheio.

No momento MULHER 15 a presidenta Regina Perondi falou sobre a organização dos núcleos e das ações para agregar as candidaturas femininas em 2016. Destacou os critérios para o apoio às mulheres nas eleições municipais, sendo o primeiro deles, os municípios que possuem o núcleo do PMDB Mulher instalado. Outro objetivo do diretório estadual do PMDB Mulher é estimular a criação das Comissões Provisórias para aumentar o número dos núcleos e trabalhar as quatro bandeiras estabelecidas pelo PMDB Mulher no programa Mulher em Ação para fortalecer as causas de lutas das mulheres, como incentivo ao empoderamento, o fim da violência contra a mulher, a igualdade no mercado de trabalho e a saúde da mulher. Regina saudou a todas as delegações presentes, começando com as presidentas dos núcleos de Farroupilha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, lamentando a ausência das companheiras de Carlos Barbosa. Chamou ao palco representantes de Nova Roma do Sul, Monte Belo do Sul, São Marcos e Pinto Bandeira da Coordenadoria dos Vinhedos, e de Pinhal da Serra, Campestre da Serra e Monte Alegre dos Campos da Coordenadoria Campos de Cima da Serra. Todas fizeram uso da palavra e receberam modelo de ofício para formação das Comissões Provisórias.

A RODA DE CONVERSA, momento culminante dos Diálogos, teve a participação de Antônio Feldmann, coordenador dos Vinhedos, Ademir Baretta, presidente do PMDB de Farroupilha e Mauro Pereira, deputado federal. Foi mediadora, Rosangela Garcia Dorneles, assessora do Departamento de Política para Mulheres da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos do RS. Ela relatou as políticas públicas implantadas pelo departamento dirigido por Salma Valencio, como as ações da Rede Lilás e as parcerias realizadas com instituições para combater a violência contra a mulher e a promoção e autonomia da mulher, citando os projetos e parceiros que o departamento criou e conquistou em apenas um ano de trabalho. O deputado Mauro Pereira abordou a movimentação nacional em prol do impeachment da presidenta Dilma.

Fonte: PMDB/RS