Notícias

postada em 29/03/2016

Ética e Passe livre em debate na Unisc Capão da Canoa

 

A situação política atual do Brasil, Ética e o Passe Livre foram as tônicas da palestra do advogado Eduardo Krause, nesta terça-feira (29), durante a quinta edição do Circuito Pensando o Futuro, na Unisc em Capão da Canoa. Organizado pela Fundação Ulysses Guimarães-RS, em parceria com a União Estadual dos Estudantes, o encontro reuniu estudantes dos cursos de Direito, Administração e Enfermagem que lotaram o auditório da universidade.

Ana Lúcia Velho, diretora da UEE, destacou a importância do engajamento dos jovens para construção de uma nova política no país. Convidou os participantes para o Congresso Estadual da UEE a ser realizado neste sábado, 2 de abril, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Charlis Santos, diretor de projetos da FUG-RS, lembrou que o Circuito já está se desenvolvendo há mais de um mês, percorrendo as principais universidade do RS. Ele observou ainda  a questão do passe livre como demanda específica do Litoral Norte do Estado. “O objetivo do Circuito é criar um ambiente de debates, retomando a aproximação com o meio acadêmico, para que se possa  criar propostas efetivas para as necessidades de cada região, assinalou.

Caio Henrique Silva, da Associação dos Universitários do Litoral Norte, acentuou  a importância da oportunidade de aproveitar o conhecimento de Krause para aprofundar a aprendizagem. Lilian Alves, diretora do Campus, observou que o encontro enriquece o aspecto comunitário da instituição.

Presidente do Conselho de Ética do PMDB Nacional, Krause falou sobre diversos pontos de vista da situação política atual. Ele abriu sua apresentação lembrando que, com mais de 60 anos, ele próprio não paga mais passagem em transporte coletivo. “Não vim aqui defender ideologias, vim provocar vocês”, observou o palestrante acentuando a importância de sermos irresignados diante das situações cotidianas.

Em vídeo, Krause apresentou uma entrevista de Ulysses Guimarães a respeito do cenário político da época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor para exemplificar que  a situação atual é diferente daquela dos anos de 1990.

A respeito do passe livre detalhou aspectos do sistema de transporte que contribuem para a formação do valor da tarifa e envolvem órgãos públicos como o Daer e a Metroplan. “Devemos pressionar os órgãos envolvidos a respeito dos itens que compõem a tarifa de transporte público. Precisamos manifestar nossa insatisfação diante das situações que não nos atendem. Temos de sair da resignação”, reafirmou.

Ao final, a plateia dirigiu perguntas ao palestrante sobre temas como a dívida pública do Estado. Sobre o assunto, Krause fez um apanhado histórico dos governos gaúchos e as decisões que acabaram por impactar a situação financeira atual.