Notícias

postada em 24/03/2016

Circuito Pensando o Futuro em Santa Maria

 

Nem mesmo o feriadão de Páscoa impediu a comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) de comparecer ao auditório, na noite desta quinta-feira, 24, para o debate sobre “Direito, Transparência e Controle Social”. O assunto foi o tema da 4ª  edição do projeto Circuito Pensando o Futuro, parceria entre a FUG-RS e a União Estadual dos estudantes (UEE). A mesa do evento foi composta por:  Natalie Kuczura (coordenadora de Pesquisa e Extensão da Fadisma), Charlis Santos (coordenador do Pensando o Futuro), Bruno Torbes (coordenador do Centro Acadêmico de Direito) e Patrick Guimarães (diretor da União Estadual dos Estudantes).

Patrick observou a importância do encontro ao propor o desafio de construir um futuro com ética na política. Já Charlis Santos assinalou que o diferencial do Circuito é ouvir os jovens, em especial, os universitários.

Conduzida pela gerente do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Elisiane da Silva, a discussão começou com a constatação de que, no atual momento histórico, estudar os princípios do Direito é fundamental para acalmar os ânimos. “Nossa sociedade não está dividida em coxinhas e petralhas. O direito nos dá todos os argumentos jurídicos para defender ou para condenar”, acentuou.

Elisiane observou ainda que o processo social se movimenta por meio de um ciclo entre tensionamentos e avanços.  “Não existe botão para desligar a corrupção, pois ela é histórica em nosso país. Mas estamos aqui para construir o futuro. Só  ele poderá ser diferente”, finalizou. Após a plateia participou com perguntas

Fotos: Ana Bittencourt