Notícias

postada em 24/03/2016

FUG-RS debate Direito e Transparência em Santa Maria

Promover o debate em torno de “Direito, Transparência e Controle Social”. Este é o objetivo da quarta  edição do projeto Circuito Pensando o Futuro nesta quinta-feira,24, no auditório da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). O assunto será abordado pela gerente do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Elisiane da Silva, a partir das 19h30. O encontro é uma parceria entre a FUG-RS e a União Estadual de Estudantes (UEE).

Elisiane comenta que a ideia é despertar nos jovens a necessidade de participação no processo de controle social. “A Constituição de 1988  deixou espaço para o cidadão participar da vida e da sociedade. E o poder público, mesmo fiscalizado, comete erros. Por isso, os estudantes  precisam fazer uma análise como operadores do Direito, pois a transparência é, hoje, a melhor arma contra a corrupção”, argumenta.

O presidente da FUG-RS João Alberto Machado destaca a importância de se voltar a fazer política, na essência da palavra. “Precisamos reduzir o apelo financeiro e aumentar a discussão de ideias”, observa.

O presidente da UEE, Fabio Kucera, assinala que a Tenda da Juventude,  estabelecida junto ao Fórum Social Mundial de 2016, está cruzando o Rio Grande do Sul e promovendo a cultura, troca de ideias e muita integração. Serão mais de 2o universidades, de todas as regiões do estado, a receber  as atividades.

Próximas edições:

29/03 – Unisc (Campus Capão da Canoa)

31/03 – Unisc (Campus Santa Cruz do Sul)