Notícias

postada em 18/03/2016

Projeto Desafios é lançado em Tramandaí

Com o objetivo de trazer discussões referentes às mulheres e o empoderamento feminino, a Fundação Ulysses Guimarães do RS, em parceria com as coordenadorias regionais, lançou o projeto Desafios. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores de Tramandaí, e contou com a participação da Coordenadora do Departamento das Mulheres da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Salma Valêncio.

Segundo a coordenadora do projeto, a jornalista Evelize Fabrício, o interesse em iniciar o Desafios surgiu durante a Conferência Estadual das Mulheres, em 2015. “A partir daí surgiram questionamentos como: o que eu posso fazer pelo meu país, Estado e município? Qual é o meu desafio? Qual é o nosso desafio? Nós entendemos a necessidade da mulher se inserir nesses debates”. Evelize, falou, ainda, sobre a dinâmica do projeto. “Vocês não vieram apenas ouvir, vieram falar e dar sua contribuição às discussões. No final do último evento, em Torres, faremos uma carta com o pensamento médio das mulheres do Litoral Norte, que será entregue para a Executiva Estadual do PMDB Mulher”, explica.

 

Empoderamento feminino na política

 

Evelize apresentou dados sobre a situação do Litoral Norte. “Nossa coordenadoria é composta por 23 municípios, sendo que sete prefeitos são do PMDB e 164 vereadores. E temos apenas seis mulheres vereadoras na região. Além disso, apenas seis municípios possuem o PMDB Mulher”, expõe. “Considerando que essa luta das mulheres ainda tem muito para avançar, isso só depende de nós. Esse empoderamento, que tanto falamos, se trata de saber o que queremos, o que achamos certo ou errado. Não é preciso ter algum cargo para dizer como posso ajudar outras mulheres. Esse é o nosso dever”, finaliza.

 

A importância do debate político

 

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, questionou sobre o papel da mulher no atual emaranhado político. “Precisamos fazer uma nova política. É importante debatermos e refletirmos sobre o atual cenário da política brasileira”, afirma. “A política não é maniqueísmo, é discussão de ideias. E qual é o desafio da mulher nesse emaranhado político? Como a mulher vai se posicionar?”.

João Alberto ainda fez um apelo às mulheres. “É o momento de discutirmos com argumentos porque temos que mudar o país. É necessário, inclusive, que modernizemos a discussão. Estamos semeando novas ideias, sobre o que homens e mulheres do litoral norte pensam, para colhermos os frutos nas eleições municipais de outubro”, aponta.

 

“Não precisamos encontrar espaço. Precisamos tomar o nosso espaço”

 

A palestrante que trouxe o debate na primeira edição do projeto Desafios foi a Coordenadora do Departamento das Mulheres da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Salma Valêncio. Segundo a coordenadora, no momento em que se vê os brasileiros indo à rua espontaneamente para se posicionar, percebe-se uma vontade de querer um país digno. “Isso só depende de nós. E para que as mulheres estejam em segurança, é fundamental que todas as mulheres se unam de cabeça erguida. Mas as mudanças só acontecerão se os homens e as mulheres se unirem por todas”, explica.

Salma ressalta que a figura da mulher está em todas as causas sociais. “Nós percebemos a figura feminina na saúde, na educação, na cultura, no trabalho e na habitação. Partindo dessa lógica, como não vamos atuar em todas as frentes?”, questiona. “As mulheres precisam estar empoderadas em todos os setores, principalmente na política. Porque o poder de transformar o mundo é cada um de nós.”

 

Confira as próximas edições do projeto Desafios:

 

19 de março: Balnerário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Cidreira

30 de março: Mostardas e Tavares

1º de abril: Santo Antônio da Patrulha e Caraá

02 de abril: Terra de Areia, Maquiné, Itati, Três Forquilhas

08 de abril: Capão da Canoa, Xangri-la e Arroio do Sol

09 de abril: Torres, Mambituba, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Âlcantara