Notícias

postada em 09/03/2016

Inicia em Porto Alegre parceria da FUG/RS com o Núcleo Comunitário do PMDB municipal

Uma noite de formação, qualificação e novas perspectivas. Assim foi o evento realizado na noite de ontem, 8 de março, na sede do PMDB estadual. A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, em parceria com o Núcleo Comunitário do PMDB de Porto Alegre, promoveram a aula inaugural do curso de Dicção e Oratória e formação de mediadores. Mais de 100 líderes comunitários, de 15 bairros da capital, participaram das atividades mediadas pelo coordenador regional da FUG/RS, Aluísio Teixeira.

Segundo o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, a parceria vai de encontro com o planejamento estratégico da instituição. "Nós queremos descentralizar as ações de dentro do PMDB e ir para a comunidade, fazendo assim uma discussão política de como a FUG pode ser parceira dessas comunidades", explica.

O presidente falou ainda sobre a parceria, que é a segunda atividade com Porto Alegre. "É muito importante que a FUG, um dos laços intelectuais do PMDB, sair de dentro do partido. Vamos para a rua de encontro com as lideranças, não somente com universitários como o Circuito Pensando o Futuro, mas também com as comunidades de Porto Alegre. Dessa forma, estaremos fazendo um trabalho de discussão e fomentação política", finaliza.

 

Qualificação e preparação dos agentes de cidadania

Um dos organizadores do encontro foi o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), André Carús, que falou sobre a parceria com a Fundação. "Essa parceria é muito importante para a qualificação e preparação dos agentes de cidadania que atuam nas diferentes comunidades da cidade. É a porta de entrada para ações de formação política, para o bem da cidade, que atrai novos militantes e faz com que todos estejam cientes da responsabilidade política que se tem em transformar a vida das pessoas."

 

Oportunidade de mudança, cidadania e educação

De acordo com o presidente do Núcleo Comunitário de Porto Alegre, Nelson Beron, o curso de Dicção e Oratória promovido pela FUG durante o início da parceria vem de encontro com os ideais do núcleo. "Nossos objetivos são levar a mudança, a cidadania, a educação e as novas culturas às comunidades porto alegrenses. E o curso de Dicção e Oratória tem um significado essencial, pois dá a oportunidade de se expressar e discursar diante da sua comunidade, aplicando a transformação em cada morador e moradora de Porto Alegre", ressalta.