Notícias

postada em 03/03/2016

Circuito Pensando o Futuro inicia com participação do professor Paulo Baía

Com o objetivo de trazer para debate uma nova proposta para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul em parceria com União Estadual de Estudantes (UEE), lançou o Circuito Pensando o Futuro, que percorrerá as 25 maiores universidades do estado. O lançamento do projeto ocorreu na noite desta quarta-feira, 2 de março, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. O convidado foi o professor da UFRJ Paulo Baía, que debateu sobre a ética na política. Ao todo, cerca de 200 alunos participaram da atividade.

De acordo com Charlis Santos, representante da FUG/RS durante o evento, o circuito dá a oportunidade de acessar o meio acadêmico para debater sobre temas importantes para a sociedade e para a juventude. “Estamos muito contentes em dar este ponta pé inicial com o professor Paulo Baía, que não discute somente o que é a ética, mas como ela influencia nosso cotidiano”, afirma. “Afinal, somos nós, jovens, que construiremos o futuro de amanhã”, finaliza.

Durante sua fala, o presidente da UEE, Fabio Kucera, agradeceu a oportunidade de promoção do debate na Ulbra. “Nossa proposta é trazer uma provocação que nos auxilie a refletir sobre o que é ética e no que ela influencia na nossa cultura como um todo”, afirma.

 

A construção de espaços públicos através da ética

 

O cientista político e professor da UFRJ, Paulo Baía, trouxe momentos de reflexão para os acadêmicos da Ulbra. “A palavra ética se parece muito com um guarda-chuva: reúne muitas definições. E por isso, seus princípios e valores se perdem nessa concepção”, explica. “Não é possível fazermos uma definição genérica do que significa ética. É como a palavra manga, que pode ser de camisa ou de fruta”, reflete.

Paulo acredita que a ética prevalece diariamente na vida de qualquer pessoa. “A ética nos faz escolher o curso, a roupa, os amigos, para onde ir e com quem estar”, ressalta.

Além disso, o professor fez a relação entre a democracia e a transparência. “Para avançarmos, é preciso ter o outro como o agente que tem poder em si mesmo. Ou seja, durante a construção dos espaços públicos se passa o viés da ética que promove o permanente debate e argumentação.”

 

Próximas edições

03/03 – Universidade Cenecista de Osório com a participação do Deputado Estadual Gabriel Souza

08/03 – Universidade de Caxias do Sul com a participação do ex-senador e ex-governador do RS, Pedro Simon

10/03 – Universidade de Passo Fundo com a participação do Deputado Estadual Ibsen Pinheiro

15/03 – Centro Universitário Metodista com a participação do Especialista em Redes Sociais, Marcio Carvalho

22/03 – Ulbra (Campus Torres) com participação do ex-governador do RS, Germano Rigottto

24/03 – Faculdade de Direito de Santa Maria

29/03 – Unisc (Campus Capão da Canoa)

31/03 – Unisc (Campus Santa Cruz do Sul) com a participação do vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães e ex-ministro da aviação Civil, Eliseu Padilha