Notícias

postada em 18/07/2020

Segurança Pública é tema do encontro do Projeto Vozes da Cidade

A Segurança Pública foi o tema do Projeto Vozes da Cidade, no sábado (18). Mais de 100 pessoas participaram, dentre estes, especialistas renomados trouxeram exemplos inovadores e transformadores que são modelos na América Latina e no mundo. Lideranças regionais, militância e representantes de diversos segmentos da capital gaúcha pensaram juntos soluções e melhorias para as políticas públicas da área, firmando compromisso com o futuro da Capital.

Porto Alegre é uma cidade de oportunidades e com certeza possui muitas mãos para o fortalecimento e foco no caminho certo para ações integradas e colaborativas. O secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Rodrigues Cavalcanti, que trabalha com o projeto chamado COMPAZ, promovendo educação e cidadania para a paz na capital pernambucana, contou sobre a experiência altamente positiva de criar uma ambiência de paz.

Leonardo Fração, do Instituto Floresta, trouxe o papel da sociedade civil como colaboradora do processo de combate e prevenção à violência. O ex-secretário de Segurança do RS, Cézar Schirmer, fez uma profunda análise da violência, alertou para o aumento da criminalidade nos próximo ano, e fez uma série de sugestões concretas para Porto Alegre ser referência no combate ás causas da violência.

“Não podemos ficar parados enquanto a cidade pede socorro. Construir o futuro começa com planejamento e soluções urbanas que dialoguem com a necessidade das pessoas”, afirmou o deputado estadual e pré-candidato ao próximo pleito.

Presente durante todo o encontro online, o ex-senador, Pedro Simon, parabenizou pela iniciativa e pelo movimento de reflexão em conjunto com a sociedade. “Reunir diversos setores é demonstração de grandeza. É saber o que tem que ser feito. Vivemos um momento de maior calamidade e usar meios novos de comunicação para formular ideais são absolutamente necessários”, incentivou Simon.

 

O gestor da Fundação Ulysses Gumarães Nacional, Chico Donato, falou da importancia de movimentos como este para formação cidadã. A FUG Nacional realiza semanalmente cerca de três encontros online com a presença de mais de 200 pessoas de todo o Brasil. "Porto Alegre está no caminho certo, com lideranças que preocupam-se em ouvir e agir de forma colaborativa", afirmou. 

Os encontros do projeto “Vozes da Cidade” ocorrem todos os sábados, a partir das 10h. Os interessados podem acompanhar pelo facebook/fugrs.