Notícias

postada em 11/07/2020

3º Encontro do Projeto Vozes debate a Assistência Social

Lideranças e ativistas apontam ações integradas para avançar nas Políticas Públicas de Inclusão e Proteção Social

 

Dentre os mais de 100 participantes do 3º Encontro do Projeto Vozes, o debate contou com a presença do presidente e de diretores da Fundação Ulysses Guimarães no Estado, FUG Nacional, lideranças partidárias do MDB de Porto Alegre e ativistas da causa de Políticas Públicas de Ação Social da Capital do Rio Grande do Sul. As ações de transversalidade entre as secretarias foi apontado como um dos principais fatores para organizar e ampliar o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Atualmente, Porto Alegre conta com 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas, além dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que atendem problemas de médio e alta complexidade. O cenário atual, em especial no pós-pandemia, foi colocado em destaque. Ativistas sugeriram atenção plena, visto que o perfil sócio-econômico sofre alterações drásticas por conta do alto índice de desemprego, colocando as Políticas Públicas de Assistência Social distante do público tradicional.

Durante o encontro três pilares foram destacados para desbravar a nova realidade que se avizinha: a transversalidade, territorialidade, transparência – agregando a inclusão da Cidade. Para o pré-candidato a prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ouvir e apontar soluções reais para a Capital é o desafio. “Olhar para todos é o dever do gestor. Dar ênfase a parcerias sem ranço é fundamental”, afirmou ao agradecer as sugestões e citar a de Ulysses Guimarães “A maior obra de um governo é construir pessoas”.

Além do público que acompanhou o debate na plataforma Zoom e pelo facebook da FUG-RS, o encontro mediado pelo ex-prefeito José Fogaça e pelo diretor da FUG-RS, Alexandre Bork, foram ouvidos especialistas da área como, a advogada Cátia Lara, a professora e assistente social, Paula Neves, e o gestor, Léo Voingt.

Os encontros ocorrem todos os sábado, a partir das 10h, via facebook da FUGRS.