Notícias

postada em 24/01/2016

FUG-RS e UEE lançam o Circuito Pensando o Futuro

Depois de dialogar com cerca de quatro mil jovens em 2015 durante o projeto Juventude na Estrada, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul lançou na tarde deste sábado, 23 de janeiro, o Circuito Pensando o Futuro. O projeto é uma parceria com a União Estadual de Estudantes (UEE) e tem como objetivo reunir jovens das 25 maiores universidades do Rio Grande do Sul para debater propostas de interesses da juventude. Os relatórios gerados durante as discussões e seminários serão levadas até o Congresso Estadual Pedro Simon, da UEE, que será realizado nos dias 2 e 3 de abril.  

O objetivo do projeto, segundo o presidente Fábio Kucera, é promover a discussão de uma nova proposta para o Brasil. “A rua é o nosso palco principal, e o que nós queremos é rodar o estado inteiro desenvolvendo seminários com os jovens que se preocupam com o amanhã e com o futuro”, afirma.

Já para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, a proposta é transformar a vida dos cidadãos através da participação social dos jovens. “Através do debate, teremos partidos e governos melhores com futuras gerações bem formadas politicamente”, explica. “Estamos construindo um entendimento que é necessário para a verdadeira reforma política”, finaliza.

 

Uma forma de fomentar a participação política

 

Durante o lançamento do circuito, esteve presente o presidente da JPMDB Nacional, Pablo Rezende. De acordo com ele, através da parceria entre a FUG-RS e a UEE, será ainda mais fomentada a participação política dos jovens. “Nosso papel é conscientizar e transformar revolta em política de verdade. Queremos que haja espaço de construção de ideais e valores nos próprios movimentos estudantis, e essa é uma oportunidade”, afirma.

Para Beto Fantinel, presidente da JPMDB RS, o trabalho realizado pela FUG-RS busca o entendimento dos cidadãos. “É importante estarmos unidos disputando espaço nos movimentos estudantis. Só assim construiremos uma sociedade melhor. Nós, jovens, podemos e vamos militar liderando os processos de transformação social”, conta. “Com a parceria da FUG na formação de liderança, vamos desenhar os caminhos que desejamos para a sociedade.”