Notícias

postada em 05/06/2020

Fundação Ulysses Guimarães reúne mulheres da região sul em encontro virtual

Lideranças femininas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná participaram de Encontro Virtual na sexta-feira (05). Entre as participantes do encontro virtual, que contou com mais de 400 mulheres, estavam a presidente do MDB Mulher Nacional, Fátima Pelaes, a deputada Estadual de Santa Catarina, Dirce Heiderscheidt, Ada Lucca, a vereadora de Curitiba, Noemia Rocha, dentre outras. O evento foi uma prévia de uma série de cursos preparatórios destinados às pré-candidatas ao próximo pleito. Mesmo diante de um cenário de incertezas, em função do combate ao COVID-19, a Fundação Ulysses Guimarães mantêm os cursos de formação e debates temáticos através de plataformas digitais. 
Presente no encontro, o presidente do MDB nacional, Baleia Rossi, fez questão de falar sobre a valorização efetivas das mulheres para a melhoria das políticas públicas. O MDB foi o primeiro partido a assinar o acordo com o Ministério Público Federal para garantir mais espaços às mulheres. “Precisamos apoiar na práticas, mostrar algo concreto e o MDB fez isso. Com mais mulheres no comando do partido vamos triplicar o número de mulheres na participação política em 2021”, afirmou.
Ao apresentar o curso de formação política, Mulheres em Movimento, a coordenadora do Projeto, Elisiane da Silva, ressaltou a importância do diálogo para o sucesso no processo eleitoral. Com objetivos claros e proximidade com o seu público é estabelecer fidelidade e mais engajamento na campanha. “Liderar é ter iniciativa. E, não esquecer que política se faz conversando”, afirmou.
O coach e palestrante do curso preparatório “A arte de falar do século 21”, Joel Maciel, fez uma breve análise do cenário e movimento da humanidade em meio a pandemia. “O momento pede conectividade. Ter capacidade de criatividade e inovação. É preciso saber o que quer: ser copiador ou inovador”, finalizou provocando reflexão.
Durante o encontro, a Fundação Guimarães do Rio Grande do Sul foi representada pela jornalista e diretora da FUG-RS, Evelize Fabricio. Para a diretora, as eleições que se aproximam tem espaço garantido para as mulheres que buscam fazer a diferença na vida das pessoas. “Parabéns à FUG por prepará-las e exaltar o seu potencial diante do cenário desafiador, de extremismos, onde a coerência deve prevalecer”, afirmou.