Notícias

postada em 13/01/2020

FUGRS LEVANTA DADOS DOS 100 MAIORES MUNICÍPIOS DO RS

Na manhã desta segunda-feira, o presidente João Alberto Machado se encontrou com o presidente de formação política da FUG, Eliseu Padilha. O encontro teve como pauta a entrega de um relatório de situação eleitoral dos 100 maiores municípios do RS. Também receberam o documento o presidente do MDB, Alceu Moreira, o secretário-geral do MDB, Gabriel Souza e o secretário adjunto da FUG, Chico Donato.

Com o intuito de promover a qualificação e a capacitação dos filiados ao MDB e pré-candidatos as eleições municipais de 2020, a Fundação Ulysses Guimarães filial Rio Grande do Sul fez um levantamento dos 100 maiores municípios do estado. Relatando a situação política de cada município, o estudo apresenta dados sobre o governo atual e a prospecção do MDB para cada candidatura.

Atualmente, nos 100 maiores municípios, o MDB compõe o governo em 63 municípios. Em outras situações, temos municípios como: Porto Alegre, Santa Maria e Campo Bom que compomos o governo e temos candidatos a Prefeito. Desta forma, o quadro atual do MDB é o seguinte: 24 Prefeitos; 12 Vice-Prefeitos (*Sapiranga em Oposição); 28 Municípios em apoio ao Governo Municipal; 27 Municípios em oposição.

Para a eleição municipal de 2020, o MDB tem 46 pré-candidatos a Prefeitos (12 a reeleição), 22 pré-candidatos a Vice-Prefeitos (8 a reeleição), e em 16 municípios irão compor a chapa. Ainda há 10 municípios sem definição.

Os dados foram coletados entre os dias 10/12/2019 e 30/12/2019. Em abril, após o fechamento da janela de transferências, as informações serão atualizadas.