Notícias

postada em 18/12/2019

NÚMEROS DE 2019 PROJETAM O FUTURO DA FUGRS

Finalizando o ano de 2019, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul e seus parceiros participaram de um jantar de encerramento! O encontro aconteceu na galeteria Di Italiani em Porto Alegre, na quarta-feira, dia 18 de dezembro.

A pauta do encontro foi a realização da prestação de contas da filial gaúcha da FUG e as projeções de formação política visando o pleito de 2020.

Saudando os presentes e parceiros da FUG/RS, o presidente João Alberto faz referência ao trabalho realizado ao longo do ano. “Conseguimos bater nossa meta e formar mais de 6 mil alunos em todo o estado. Estamos levando a formação política para vários municípios, buscando qualificar cada vez mais nossos quadros partidários”. Finalizando colocando a instituição a disposição dos companheiros. “2020 é o ano do MDB, vamos capacitar nossos companheiros e ir forte ao pleito!”.

Estiveram presentes parceiros dos municípios dos quais a FUG/RS assinou o termo de cooperação técnica.

 

A formação política de 2019:

Com um total de 135 turmas, 6677 alunos formados e a formação política levada para 47 municípios, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul encerra o ano.

Com o total de 7 projetos, a FUG qualificou jovens, mulheres, empreendedores e gestores. Além dos militantes, impactou a sociedade civil em parcerias com o setor privado. 

 

Movimentos democráticos – soluções urbanas:

A frente do projeto inovador de Porto Alegre, Gustavo Ferenci e Alexandre Borck discorreram sobre o projeto movimentos democráticos - soluções Urbanas.

Com base no projeto piloto que aconteceu dia 11/12, o projeto busca discutir temas de interesses da capital gaúcha, como mobilidade; segurança e saúde. No lançamento do projeto, que tem foco nas eleições municipais do próximo ano, o debate foi “Os partidos e a nova governabilidade”. As próximas edições contaram com membros da sociedade civil, onde poderão contribuir com soluções criativas para o desenvolvimento local.

 

Seminários regionais do programa 2020:

Coordenado pelo parceiro Leonardo Gonçalves, 2020 contará com seminários regionais de formação, englobando os cursos de dicção e oratória, planejamento de campanha e redes sociais. Leonardo afirma a importância de propor projetos diferenciados. "Levando conteúdo de fácil comunicação e compreensão, teremos eficácia na qualificação de nossos quadros", conta.

Com execução de fevereiro a junho de 2020, a meta será de 15 seminários microrregionais.

 

FugLab:

O treinamento será ministrado presencialmente nas 27 unidades da Federação, com a presença de profissionais especializados nas melhores práticas em comunicação digital e política.

As aulas buscarão compartilhar as melhores práticas sobre cada rede social, onde cada participante poderá criar uma conta e entender a dinâmica de cada rede, até a organização da sua campanha e da sua base de dados. A FUG quer preparar seus colaboradores espalhados pelo país e qualificar os quadros políticos do MDB para as Eleições Municipais 2020.

A filial gaúcha da Fundação Ulysses Guimarães, receberá 4 eventos regionais, gerenciados pelo diretor Alexandre Borck. O público-alvo serão mediadores da FUG, pré-candidatos ao pleito municipal e assessores de imprensa que, antes de iniciarem a aula presencial, terão acesso a um curso online e responderão a um questionário digital que será encaminhado por e-mail, com o objetivo de aferir o nivelamento dos conhecimentos. As datas pré-agendadas são: 10/01 – Porto Alegre; 01/02 – Lajeado; 14/03 – Erechim ou Passo Fundo e 17/04 – Santa Maria.

 

Resultados com elogios:

O vice-presidente de formação política da FUG, Eliseu Padilha esteve presente no encontro. Trouxe sua vivência partidária desde a juventude, na fundação do MDB e na construção do programa de formação política da Fundação Ulysses Guimarães.

Analisando o trabalho desempenhado pela filial Rio Grande do Sul, deixou seu elogio. “Fico orgulhoso do que construímos até aqui. Conheço bem o MDB e esse encontro tem qualidade! Através de parceiros consolidados e da experiência de grandes profissionais, podemos fazer diferente. Com certeza o trabalho e o desempenho da filial Rio Grande do Sul é um exemplo!”, finaliza.