Notícias

postada em 09/11/2019

FUGRS É PARCEIRA DO CONEXÃO MULHER

A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul em parceria com o MDB Mulher do Rio Grande do Sul e o diretório estadual do MDB, realizou no sábado, dia 09 um encontro estadual.

Denominado Conexão Mulher, o encontro foi o primeiro evento público promovido pela nova gestão do núcleo, sob o comando de Patrícia Alba. A atividade teve como objetivo debater o atual contexto político, planejar estratégias para superar os desafios femininos, preparar as candidaturas femininas para as eleições de 2020 e lançar a nova identidade visual do MDB Mulher-RS.

O encontro foi regado por bons debates! Entre as temáticas e palestrantes, foram elas: A mulher e a política, com a cientista política Elis Radmann, Depois de Lula e Bolsonaro - o que mudou e o que não mudou, com o jornalista Cléber Bevengnú, e Reputação não vem de graça, com a jornalista Soraia Hanna.

O encontro reuniu mais de 100 participantes.
 

"A mulher e a política"
 

A Cientista social e política, socióloga, especialista e mestre em Ciência Política, Elis Hadmann do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), abriu os painéis do dia no nosso Encontro.

Debatendo sobre “A mulher e a política”, Elis apontou o comportamento político da sociedade, as transformações sociais e finalizou sua fala apresentação uma pesquisa realizada com 100 integrantes do MDB Mulher.

Comenta sobre o atual momento político e necessidade de se munir de conhecimento. “O entendimento da realidade assusta, mas somente ele nos dá força para encarar os desafios. Temos que estar preparados!”, afirma.

 

"Depois de Lula e Bolsonaro - o que mudou e o que não mudou”

O segundo painel teve como tema "Depois de Lula e Bolsonaro - o que mudou e o que não mudou", o painelista foi o advogado e jornalista, sócio-fundador da Critério, Cleber Bevengnú.

 

Inicia sua fala afirmando o papel importante de Ulysses Guimarães e do MDB no processo relevante do equilíbrio democrático. Tratou sobre a importância do posicionamento, de ter conexão com as pessoas e sobre a reestruturação das formas de se comunicar. A mediação foi do prefeito Marco Alba.

 

"Reputação não vem de graça"
O terceiro e último painel, tratou sobre “Reputação não vem de graça!” por conta da jornalista e sócia-fundadora do Critério, Soraia Hanna.

Abre o painel questionando se reputação vale mais do que dinheiro. Ao longo de sua fala, justifica a indagação com premissas que relacionam os tipos de reputação.

Ao ser questionada sobre a reputação do MDB, rebate. “O movimento de mudanças afetou a reputação de vários partidos. A mudança passa por vocês, na escolha de pessoas sérias e motivadas!”, finaliza.

 

Ato político:

Compondo a mesa, estiveram presentes a presidente do MDB Mulher, Patrícia Alba, o presidente do MDB/RS Alceu Moreira, o secretário executivo da FUG Chico Donato, o deputado estadual Sebastião Melo, o vice-presidente da JMDB Alberto Flores, a diretora da FUG/RS Evelize Fabricio, a presidente do MDB de Gravataí, Sonia Oliveira e o prefeito da cidade Marco Alba.
O Secretário executivo da FUG, Chico Donato reforça aos presentes o importante papel da fundação ao lado do MDB. “A fundação é uma colaboradora, uma ferramenta importante do partido, que está presente em todos os estados. Os frutos das conversas promovidas pela FUG é a aproximação da sociedade com o partido. Usem e abusem! ”, finaliza.

O atual presidente estadual do MDB/RS e deputado Federal Alceu Moreira, aproveitou a oportunidade para comentar sobre a atual situação política do país. “O Brasil vai precisar de uma ferramenta mediadora para sair da atual situação. O MDB está no centro e é essa ferramenta. Nós somos o caminho do meio, é por aqui que a política passa. Precisamos elaborar um projeto para o Brasil, com eficácia e transparência. ”, afirma.

Por fim, o deputado estadual Sebastião Melo se fez presente no ato e observou o atual momento e a necessidade de contribuição por parte do MDB. “Nós estamos vivendo um grande questionamento sobre a democracia representativa, nós precisamos dar um passo adiante no nosso partido. Conversa de soluções verdadeiras e possíveis. Tem que envolver a comunidade verdadeiramente, temos que espalhar estes encontros, abrindo os diálogos, novas visões que irão contribuir com a modernização! ”, conta.

 

Reunião do Diretório Estadual

Antecedendo ao Encontro Estadual Conexão Mulher, Patrícia Alba, presidente do MDB Mulher RS, reuniu o seu Diretório Estadual na noite desta sexta-feira, 8, no Hotel Intercity, em Gravataí.

Ao saudar as correligionárias, Patrícia ressaltou a importância da participação da mulher na política e projetou crescimento das candidaturas femininas em 2020. "Andando pelo estado tenho certeza de que os homens se assustarão, pois as mulheres não serão apenas os 30%", garantiu a presidente ao citar a Lei Eleitoral que exige percentual mínimo de um dos gêneros na composição das nominatas.

Na oportunidade, Patrícia ainda apresentou o cronograma de atividades e o material institucional da gestão 2019/2021.

As dirigentes puderam expor suas dúvidas, anseios e perspectivas em relação ao próximo pleito.