Notícias

postada em 17/10/2019

AGRICULTURA, TURISMO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO FORAM DEBATIDOS NO FÓRUM DE MUÇUM

Ao longo da tarde e noite da quinta-feira (17), a cidade de Muçum recebeu a sétima etapa do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento 2019. O projeto é uma inciativa da Fundação Ulysses Guimarães filial Rio Grande do Sul e da Associação dos Vereadores do MDB/RS.

A cidade de Muçum foi escolhida na região do Vale do Taquari para receber o encontro e debater sobre turismo, comércio/serviços e indústria/inovação. A organização local, ficou por conta do vereador Joel Maraschin (MDB).

Dentre os objetivos da atividade, estão a inclusão da educação como o principal fator de desenvolvimento humano e econômico nas discussões e projetar o futuro através de uma nova era tecnológica; Debater políticas e programas públicos de desenvolvimento econômico regional, do estado e do país, projetando ações para o Poder Público; Mapear oportunidades de ação estratégica e compartilhada das instituições em busca do desenvolvimento de áreas essenciais; Compreender as demandas de empresas e setores produtivos, viabilizando a busca de soluções a curto, médio e longo prazo e Discutir o cenário econômico global e sua relação com Butiá e região Carbonífera.

Guto Scherer, saudou a mesa de abertura e deu boas-vindas a todos os participantes. Representando a FUG/RS, ressaltou a importância da parceria na promoção do debate pelos municípios. Ainda afirma, “estamos aqui para contribuir com o que for possível para o desenvolvimento da cidade. A Associação e a Fundação estão à disposição da comunidade! ”, finaliza.

Em sua fala, o vereador local, Mateus Trojan discorreu sobre a escolha dos temas debatidos e o impacto de cada um na cidade e na região. Ressaltou sobre a importância do encontro “Inovar em municípios pequenos é difícil. Mas se não debatermos, fica ainda mais difícil para nossa cidade crescer e se desenvolver! ”, afirma.

Ao longo dos três painéis, mais de 80 participantes estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores de Muçum.

Agricultura:

Mediando o primeiro painel, o tecnólogo em Agropecuária, Tiago Strieski intermediou o debate entre os painelistas: Eliane Kolchinski, engenheira agrônoma e professora da UERGS; Jairo Ballini, técnico em agropecuária e funcionário da EMATER/ASCAR-RS e Marcelo Pedretti, técnico agrícola e administrador.

Os painelistas trouxeram dados gerais sobre o desenvolvimento da agricultura local e regional, valorizando a mão de obra e a herança produtiva que a região possui.

Eliane ressalta. “Precisamos valorizar o produto artesanal e a agricultura familiar, precisamos resgatar e ter orgulho da cultura local. É um patrimônio histórico cultual e de gastronomia! ”, finaliza.

Turismo:

O segundo painel do Fórum de Debates foi mediado pela pedagoga e condutora de turismo, Valesca Cristina Pasqualetto. Compuseram o painel, os seguintes especialistas: Evandro João Moschen, advogado com pós-graduação em direito civil e gestão pública, atual secretário de Turismo de Gramado; Cristiane Maisa Viel, bacharelanda em Turismo, pós-graduada em Gestão de pessoas e com especialização em Marketing Digital; e Marciano Brandão, empreendedor do ramo da gastronomia.

Dentro da temática do turismo, o ponto mais abordado foi a importância do investimento do setor público X setor privado.

Evandro afirma a importância de mobilizar a região. “Uma cidade não faz turismo sozinha. Os municípios do entorno, toda a região tem que investir no turismo. Ele desenvolve, ele movimenta, ele traz investimentos para a cidade! ”, conta.

Empreendedorismo:

O terceiro e último painel da etapa de Muçum tratou sobre empreendedorismo. A temática contou com o maior público do evento, que foi mediada pela Gestora de Micro e Pequenas Empresas, Amanda Brustolin Pezzi. Os painelistas foram o empresário e Presidente do Instituto Inovação, Joel Maciel; o CEO do Instituto Besouro, Vinicius Mendes Lima e o contador e diretor da HUB consultoria, Émerson Ulmi.

Os três painelistas contribuíram com suas perspectivas relacionadas a administração de seus negócios e a arte de empreender.

Vinicius Mendes, empreendedor nato e que auxilia novos empreendedores afirma. “Não tem idade, não tem raça e nem renda, nada impede vocês de empreenderem! ”, conta.

Joel Maciel aborda a importância da iniciativa, independentemente da posição dentro da empresa. “Iniciativa é importante, profissionais proativos ganham destaque! Eu prefiro que erre tentando, do que fique esperando o comando para ter iniciativa! ”, afirma.

Finaliza afirmando a necessidade de adequação. “O mundo é dinâmico, a pessoa precisa buscar atualização e ser flexível. A nossa realidade muda a cada dia, todos nós precisamos nos adequar! ”, finaliza.