Notícias

postada em 03/10/2019

TERCEIRO DIA DE FÓRUM TRATA SOBRE PESQUISA E INOVAÇÃO

Dia 03 de outubro aconteceu o terceiro e último dia de programação do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento de Igrejinha. A parceria entre a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul com o Vereador Guto Scherer se estende a outros 12 eventos pelo estado.

As atividades do último dia foram divididas em um workshop e quatro painéis, discorrendo sobre a temática de Indústria e Inovação. Saiba mais sobre cada painel:

WORKSHOP:

Iniciamos o terceiro e último dia de Fórum com um workshop sobre como ser competitivo. A atividade foi conduzida pelo painelista Joel Maciel, presidente do Instituto Inovação.
Inicia sua fala com números relevantes sobre a satisfação do brasileiro no trabalho e pontua possíveis soluções. “Atualmente, cerca de 68% dos brasileiros estão insatisfeitos com seu trabalho, devido a acomodação. A dica é: inove o tempo todo! Agregue valor, seja empreendedor, pense em inovação e mudança! ”, conta.

Em uma síntese sobre grandes obras dos últimos anos, Joel aponta um compilado dos 10 princípios para o sucesso. “Tenha um propósito elevado e claro. Foco mental positivo. Fé e entusiasmo. Alianças qualificadas. Ação. Inteligência relacional. Foco. Gestão do tempo e dos recursos. Vida equilibrada. Disciplina. ”.

Joel aborda a importância da iniciativa, independentemente da posição dentro da empresa. “Iniciativa é importante, profissionais proativos ganham destaque! Eu prefiro que erre tentando, do que fique esperando o comando para ter iniciativa! ”, afirma.

Finaliza afirmando a necessidade de adequação. “O mundo é dinâmico, a pessoa precisa buscar atualização e ser flexível. A nossa realidade muda a cada dia, todos nós precisamos nos adequar! ”, finaliza. 

PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS:

O primeiro painel do último dia de Fórum traz pequenas e médias indústrias para o debate. Mediado pelo gerente regional do SEBRAE do Vale dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, participaram os seguintes empreendedores: Rafaela Furlanetto, diretora criativa da Vicenza e Daniel Confortin, da Confortin Criação, Inovação e Serviços. Os cases de sucesso apresentados foram do Denilson da World Shoes e Willian Ellwanger Siqueira da marca Hellen Carolina.

Rafaela da marca Vicenza iniciou a fala do painel ressaltando a importância de ter propósito. “Se você tem uma ideia, tem propósito. Ele não é o que te tira o sono, mas sim, o que te faz sair da cama todos os dias para fazer algo que você gosta, que motiva e anima! ”. Finaliza com uma mensagem aos participantes sobre a marca. “Queremos estimular as pessoas a viverem com autenticidade e seguirem seu estilo único! Encontramos nosso propósito, transformamos a indústria em uma marca. ”.

O CEO da marca Hellen Carolina, Willian apresentou a história da marca e revela o segredo. “Qual o segredo para crescer? É reinvestir! Isso melhora o negócio e aumenta a qualidade. ”, afirma. Ao encerrar sua explanação, deixa os próximos passos da marca. “Para o futuro nós queremos qualificar nossa produção, investir em franquias, em pesquisa de mercado, tudo em prol do melhor atendimento e suporte aos nossos consumidores. ”.

EMPREENDEDORISMO:

O fórum seguiu com o segundo painel, abordando a temática do Empreendedorismo. Mediado pelo presidente da CICS-VP, Roger Ritter, compuseram o debate os seguintes painelistas: Susana Kakuta, gestora executiva do Tecnosinos; Gabriel Engel, fundador do Rocket.chat; Nathan Casarin, co-fundador da startup Wegot e Joel Maraschin, diretor da Meta Notícias, onde puderam discorrer sobre seus respectivos negócios.

Susana inicia a fala do painel tratando sobre a importância da qualificação na inovação do mercado. “Falar em tecnologia e inovação é falar em gente. É preciso pessoas qualificadas para inovar, essa é a ferramenta! ”, afirma.

Gabriel empreendedor nato, dono de um projeto inovador finaliza sua fala com duas dicas aos participantes. “Nossa missão como empreendedor é vender nosso modelo de negócio de forma colaborativa, para o setor público, privado, investidores, enfim, a ideia é potencializar o projeto ao patamar máximo! ”, ressalta.

Finalizando o painel, Joel Maraschin cita o papel do poder público. “A temática do desenvolvimento e da inovação passa pela política. É necessário esse entendimento por parte do poder público de que o emprego gera o desenvolvimento e renda! ”.

INDÚSTRIA E INOVAÇÃO:

O quarto e último painel do terceiro dia do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento tratou sobre Indústria e Inovação. A mediadora responsável pela condução do debate, foi a consultora em inovações da Abicalçados, Roberta Ramos. Compuseram o painel, os seguintes painelistas: Ana Paula Matei, diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Estado do RS; Cristine Grings Nogueira, diretora presidente da Calçados Piccadilly e Joel Maciel do Instituto Inovação. 

Abrindo o debate, Cristine comenta sobre os 64 anos de história e a gestão da 3ª geração familiar na empresa. “Tivemos que aplicar uma nova estratégia comercial, para garantir maior presença no mercado. ”, reforça que uma das estratégias foi o investimento no corpo profissional. “Definitivamente a mudança passa pelas pessoas. Se não tiverem engajados nada acontece, são fundamentais no processo. ”, conta.

Cristine finaliza discorrendo sobre o desafio da inovação. “As empresas estão no século XIX, os gestores no século XXI e os consumidores no século XXI. Nossos clientes esperam mais do que estamos preparados para entregar. O desafio é esse, acompanhar essa mudança! ”.

Joel Maciel comparou o desenvolvimento nacional com de outros países, fazendo referência ao investimento em inovação. Ao finalizar suas considerações, afirma. “Ou você é inovador ou você é seguidor. Inovação e desenvolvimento envolvem o futuro. Ou inovamos ou alguém fara no nosso lugar! ”. 

ENCERRAMENTO:

Finalizando as atividades do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, o último dia de evento reuniu 15 painelistas.

No encerramento, o idealizador do evento Guto Scherer agradeceu a presença de todos e enfatizou a razão do evento. “O resultado destes três dias de evento será lançado através da carta, com contribuição efetiva para o desenvolvimento da nossa cidade!”, finaliza lançando a data da próxima edição, que acontece nos dias 26 e 27/11/2020. Ano que vem tem mais!